COIMBRA,16 de Abril de 2024

CIM de Coimbra acolhe encontro internacional para fortalecer comunidades locais

21 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: CIM de Coimbra acolhe encontro internacional para fortalecer comunidades locais

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra está a receber, com entusiasmo, o evento “Coimbra Pressure Cooker” no âmbito do projecto GOCORE (Governing Community Resilience), uma iniciativa financiada pelo Programa Interreg Europe. O evento teve início ontem, dia 20, e decorrerá até 22 de Fevereiro.

O projecto GOCORE, do qual a CIM da Região de Coimbra é parceira, tem como objectivo fundamental contribuir para a construção de regiões resilientes, através do envolvimento activo das comunidades locais. Pretende-se, desta forma, promover o desenvolvimento das regiões rurais e/ou periféricas, implementando boas práticas de governação e capacitando as comunidades para participarem na definição e implementação de políticas regionais.

A sessão de abertura do evento contou com as intervenções de Alfredo Dias, vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Alexandra Rodrigues, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Emílio Torrão, presidente da CIM da Região de Coimbra. Emílio Torrão destacou a importância deste encontro afirmando: “Ao longo deste evento, teremos a oportunidade de conhecer exemplos inspiradores de boas práticas no envolvimento das comunidades nos processos participativos”.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de experimentar directamente o impacto positivo do envolvimento da comunidade através de sessões interactivas de aprendizagem e partilha de experiências. Além disso, está programada uma visita à aldeia de Cerdeira, na Lousã, uma das aldeias de xisto, onde será possível observar de perto a resiliência e capacidade de inovação da comunidade local.

Um dos destaques do evento será uma sessão de “Peer Review” que visa analisar um desafio específico da região de Coimbra: o modelo de governança do Intervenção Integrada de Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior e o envolvimento participativo dos diversos stakeholders. O objectivo é partilhar boas práticas e definir recomendações e/ou possíveis soluções para os desafios identificados.

Além da CIM da Região de Coimbra, o projecto GOCORE conta com a participação de parceiros das regiões de Fryslân (Holanda), Syddjurs (Dinamarca), Madeira (Portugal), Saaremaa (Estónia), Hajdú-Bihar (Hungria), Trento (Itália) e a Comunidade germanófona da Bélgica.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM