COIMBRA,24 de Fevereiro de 2024

CIM da Região de Coimbra recebe Iniciativa Urbana Europeia

27 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: CIM da Região de Coimbra recebe Iniciativa Urbana Europeia

CIM da Região de Coimbra recebe Iniciativa Urbana Europeia sobre desenvolvimento urbano sustentável. Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Helena Teodósio, Vice-Presidente da CIM da Região de Coimbra, vão participar na sessão de abertura, no dia 28 de Novembro, às 09h00.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foi seleccionada para acolher, nos dias 28 e 29 de Novembro, no Convento de São Francisco, uma avaliação entre pares da Iniciativa Urbana Europeia, conhecida como “Peer Review”. A avaliação terá como foco as estratégias de Desenvolvimento Urbano Sustentável de três autoridades urbanas da União Europeia: a CIM Região de Coimbra (Portugal), a Associação para o Desenvolvimento do Oeste de Atenas (Grécia) e o Município de Igoumenitsa (Grécia).

O evento vai reunir cerca de 60 representantes de autoridades locais europeias, com o objectivo de melhorarem as suas estratégias de desenvolvimento urbano sustentável, através de uma avaliação comparativa, aprendizagem entre pares e formulação de recomendações.

A promoção do Desenvolvimento Urbano Sustentável em Portugal, com foco na Região de Coimbra, vai estar em análise num painel de discussão (28 de Novembro) para partilha de conhecimentos e experiências com representantes de quatro níveis de governação da Região: a Câmara Municipal de Coimbra, a CIM da Região de Coimbra, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Direcção-Geral do Território.

Seguem-se sessões de debate e aconselhamento por peritos da Comissão Europeia e de outros parceiros sobre os desafios enfrentados pelas autoridades urbanas.

O programa do evento conta ainda com uma visita a alguns projectos da cidade de Coimbra, considerados bons exemplos de desenvolvimento urbano, bem como a apresentação do Sistema de Mobilidade do Mondego, que se encontra actualmente em implementação.

A Iniciativa Urbana Europeia é um dos programas mais inovadores promovidos pela Comissão Europeia, que visa apoiar as autoridades urbanas com acções inovadoras, capacitação, desenvolvimento de políticas e comunicação sobre desenvolvimento urbano sustentável.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM