COIMBRA,17 de Maio de 2022

Ciclo “Sabores da Escrita” dedica conferência e jantar temático ao Antigo Egipto

14 de Maio 2022 Rádio Regional do Centro: Ciclo “Sabores da Escrita” dedica conferência e jantar temático ao Antigo Egipto

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza, dia 20, pelas 20h00, a segunda conferência e jantar temático que integram o ciclo “Sabores da Escrita”, dedicado ao tema “O Éden Nilótico: Mesa e Erotismo no Antigo Egipto”.

O evento vai decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e vai contar com Rogério Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, para abordar uma temática que transportará os presentes até à civilização egípcia. O acesso à conferência é livre.

Já os interessados em aderir ao jantar, a que estão associados custos (22,50 euros/pessoa) e com lotação limitada, devem proceder a uma inscrição, através do e-mail dct@cm-coimbra.pt ou do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura).

Quais eram os alimentos consumidos pelos egípcios? Como se repercutiam as diferenças sociais na alimentação numa sociedade tão estratificada como era a egípcia? Que papel desempenhavam os alimentos nas crenças relacionadas com a imortalidade? São estas questões que irão guiar o itinerário deste segundo evento (dos quatro integrados no ciclo “Sabores da Escrita”), na descoberta de uma civilização que continua a interpelar-nos pela sua singularidade.

A ementa do jantar, confeccionado e servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, é a seguinte: Entradinhas do Horto (Salada com alface, melão e passas); Iguarias do Nilo (Pedacinhos de peixe seco acompanhado com puré de grão e verduras refogadas); Petisco do faraó (Pato marinado em cebola, alho, sal e azeite com guisado de favas e outras verduras); Oásis de doçura (Bolo de tâmaras com requeijão e mel).

O jantar temático conta ainda com a colaboração cénica da companhia Almanach e da Cooperativa Bonifrates, através de apontamentos de música e de dança e a encenação de “Os Doces Versos: poemas de amor do antigo Egipto”, de autoria de Rogério Sousa.

A iniciativa tem como parceiros da Câmara Municipal de Coimbra, sob o ponto de vista científico, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/ Direcção do DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades. São também parceiros os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

O projecto “Sabores da Escrita” prevê, ainda, em 29 de Novembro e 16 de Dezembro, outras duas conferências e jantares temáticos que irão explorar, respectivamente, aspectos da presença da cultura alimentar judaica na paisagem alimentar portuguesa e o universo da comensalidade na literatura natalícia.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM