COIMBRA,19 de Abril de 2024

Chuva originou inundações em Coimbra e na Figueira da Foz

12 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: Chuva originou inundações em Coimbra e na Figueira da Foz

A chuva causou, hoje (12), várias “inundações rápidas em meio urbano” na zona de Coimbra, sobretudo nesta cidade e na Figueira da Foz, disse o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS).

Carlos Luís Tavares adiantou que “foram registadas cerca de 100 ocorrências destas” no distrito de Coimbra, “com especial incidência” na cidade de Coimbra, na sequência da chuva intensa que caiu ao início da tarde, sem que haja conhecimento de eventuais vítimas.

“As coisas estão a aliviar um pouco. Os bombeiros e a Protecção Civil estão no terreno a resolver os problemas”, afirmou.

Em Coimbra, além de uma inundação na Baixa, junto aos Paços do Concelho e Igreja de Santa Cruz, houve ocorrências semelhantes nas artérias de acesso ao Centro Hospitalar e Universitário (CHUC) e ao Instituto Português de Oncologia (IPO), entre outros locais.

O CODIS esclareceu que os alertas “são logo encaminhados” para os corpos de bombeiros e que, por isso, não dispõe para já de mais pormenores sobre o impacto das inundações no distrito, designadamente quanto a prejuízos em estabelecimentos comerciais e habitações.

“Estamos a sofrer algumas quedas de árvores e inundações, nomeadamente frente à própria Câmara [na Praça 8 de Maio]”, disse o presidente da Câmara, José Manuel Silva, durante a reunião do executivo, realçando que as obras em curso do Sistema de Mobilidade do Mondego “agravam a situação”.

O vereador da Câmara de Coimbra com o pelouro da protecção civil, Carlos Lopes, referiu que foi necessário fechar temporariamente a circulação (entretanto reaberta) em parte da avenida Sá da Bandeira, face às fortes chuvas que se sentiram ao início da tarde.

A Praça 8 de Maio, que ficou alagada, “já não tem água”, notou ainda o mesmo responsável, assegurando que a autarquia está a acompanhar a situação.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM