COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

CHUC assinala Dia Mundial do Doador de Sangue

14 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: CHUC assinala Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado hoje (14 de Junho), sob a égide da Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como tema, este ano, “nós vivemos porque você dá – doe sangue, doe plasma, compartilhe vida, compartilhe com frequência”.

Assim, amanhã, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) quer, “não só agradecer de modo especial a todos os seus doadores e apelar à mobilização para a dádiva de sangue e plaquetas, como reconhecer a relevante actividade profissional dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, que diariamente garantem a realização de centenas de análises, separação e produção de componentes sanguíneos, assegurando e contribuindo para a elevada segurança transfusional no CHUC”, afirma o Centro Hospitalar.

A campanha para o ano de 2023, da OMS, centra-se nos doentes com necessidade de suporte transfusional ao longo da vida, destacando o papel que cada pessoa pode desempenhar ao doar sangue ou plasma.

Destaca, também, a importância das doações serem regulares, para se criar um suprimento seguro e sustentável de sangue e hemoderivados, que possa estar disponível em todo mundo, para que, quando qualquer doente deles venha a necessitar, os possa receber em tempo útil.

“Celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue é, sobretudo, agradecer a todos os doadores e, também, incentivar a que mais pessoas o façam, encorajando-as a doar sangue regularmente – sempre que for possível e seguro – para ajudar a transformar a qualidade de vida dos doentes que dele necessitam para viver”, completa.

O CHUC relembra que pode ser doador/a desde que: tenha mais de 18 anos de idade e menos de 65, pese mais de 50 quilos e se encontre saudável.

A doação pode ser feita no Posto de Colheita de Sangue do CHUC, localizado no Centro Simulação Biomédica Pav Azul Bloco Celas -Polo HUC, a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Sábados, domingos e feriados funciona das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. Não é necessário pré-agendamento.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM