COIMBRA,13 de Abril de 2024

Chaimite da Revolução dos Cravos percorre Coimbra no sábado

14 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Chaimite da Revolução dos Cravos percorre Coimbra no sábado

Uma viatura militar historicamente associada ao 25 de Abril vai percorrer uma parte do concelho de Coimbra, no sábado, no âmbito das comemorações populares dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

“Para celebrar Abril, a poesia sai de novo à rua e uma viatura Chaimite vai circular pela cidade de Coimbra”, refere Valdemar Ferreira Rosas, um dos promotores da acção, enquanto presidente da Direcção do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC).

Com “grande antecedência”, o GAAC planeou “uma iniciativa forte para evocar o cinquentenário do 25 de Abril, dando-lhe uma componente histórica e artística”, afirmou, indicando que o coordenador do programa é o médico João Paulo Almeida e Sousa, sócio da Associação 25 de Abril, que cede a ‘Chaimite’ para o efeito.

“O fim da guerra colonial, a abolição da censura, a liberdade de expressão, o sindicalismo livre, a universalização da educação básica e do acesso aos cuidados de saúde, a liberdade religiosa, o princípio constitucional da igualdade de direitos entre homens e mulheres ou o pluralismo político constituem inequívocos avanços sociais que é necessário preservar”, salientou a associação cultural.

O GAAC recorda que, em 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA) “derrubou a ditadura que oprimia Portugal e restabeleceu o sistema político democrático”, pondo fim a 48 anos de autoritarismo e fascismo, o que permitiu redigir e aprovar a Constituição de 1976, actualmente em vigor após várias revisões.

No sábado, entre as 10h00 e as 17h30, a Chaimite do MFA, estacionada no Quartel de Santana, percorre territórios da freguesia de Santo António dos Olivais e União das Freguesias de Coimbra, na margem direita do rio Mondego, além da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas e da vizinha São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, estas na margem esquerda.

Ao longo do dia, em cada paragem, “haverá uma leitura de poemas alusivos à efeméride ou à luta pela liberdade”, de autores portugueses e de outros países lusófonos, com a participação da Cooperativa Bonifrates.

No domingo, de manhã, o programa principal é complementado com mais duas outras paragens da ‘Chaimite’, no Centro Educativo dos Olivais e na praça 8 de Maio, junto à Igreja de Santa Cruz, onde está sepultado D. Afonso Henriques, o rei fundador da nacionalidade.

Apoiam também a iniciativa a Câmara Municipal de Coimbra e as Juntas das referidas freguesias.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM