COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Centro Qualifica do CEARTE entrega diplomas do 9º ano a adultos na aldeia do Carvalho

15 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Centro Qualifica do CEARTE entrega diplomas do 9º ano a adultos na aldeia do Carvalho

Foi num ambiente festivo que o CEARTE entregou, no Centro de Convívio do Carvalho (Vila Nova de Poiares), os certificados e Diplomas a 7 adultos daquela localidade que concluíram com sucesso o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências escolares, para o 9º ano de escolaridade.

Após cerca de 6 meses de um processo (que decorreu 2 horas por semana) orientado e dinamizado pelo Centro Qualifica do CEARTE, estes adultos obtiveram a certificação do 9º ano, alicerçada nas aprendizagens realizadas e nas competências adquiridas ao longo da vida, valorizando deste modo as histórias de vida e as experiências profissionais. O processo foi realizado em parceria com o Centro de Convívio do Carvalho, e decorreu nas instalações do mesmo, localizadas na bonita Serra do Carvalho, Vila Nova de Poiares. O Centro de Convívio está, pois, a apostar no aumento das qualificações da população, da sua autoestima, possibilitando-lhe reconhecimento pessoal e progressão profissional. Na sua actividade divulga a bonita aldeia, ladeado a norte pelo Rio Mondego e a Sul pelo Rio Ceira. Esta aldeia ficou conhecida a nível nacional, quando em 1 de Julho de 1955 nela se despenharam 8 aviões da Força Aérea Portuguesa, acidente este, que tem um monumento (cruzeiro) evocativo com o título “Morreram Voando”.

O Director do CEARTE, Luís Rocha deu os parabéns a todos os adultos certificados, “pelo esforço, trabalho, entusiasmo e aposta na valorização pessoal, desafiando-os a serem embaixadoras deste processo de Reconhecimento de Competências escolares e profissionais, junto dos vossos colegas de trabalho, amigos e familiares” e continua de portas abertas para servir a comunidade, em qualquer local da região. Também a Direcção do Centro de Convívio, parceira do Centro neste processo, elogiou a dedicação e o exemplo deste 7 adultos, mostrando-se disponível para nova parceria, para acolher um novo grupo de adultos a aumentar as suas qualificações.

As ofertas são dirigidas a qualquer pessoa com mais de 18 anos que queira aumentar ou certificar as suas qualificações escolares ou profissionais, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). De forma a poder incluir todo o tipo de participantes, o horário das sessões é flexível, podendo ser laboral ou pós-laboral, e estas podem acontecer em regime presencial ou misto (online e presencial), demorando em média 6 a 9 meses, com duas sessões semanais.

Registe-se que, cada adulto que concluir com êxito as suas qualificações, escolares e ou profissionais no Centro Qualifica do CEARTE, através de um processo RVCC recebe um apoio financeiro a atribuir no âmbito do Acelerador Qualifica do valor fixo de cerca de 600 €uros, (1,25% do IAS) o que constitui um estímulo adicional.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM