COIMBRA,5 de Março de 2024

Centro da UC entre os finalistas de concurso internacional de arte

22 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Centro da UC entre os finalistas de concurso internacional de arte

Um projecto desenvolvido pelo laboratório de investigação do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) está entre os finalistas do Aesthetica Art Prize, concurso internacional de arte contemporânea realizada anualmente.

O projecto The Middle Passage foi desenvolvido pelo Computational Design and Visualization Lab., laboratório de investigação do CISUC e integra os 10 finalistas do Aesthetica Art Prize, foi hoje anunciado.

Foi também seleccionado para integrar a exposição de arte contemporânea na Galeria de Arte de York (Inglaterra), entre sexta-feira e o dia 4 de Junho.

O projecto finalista resulta de uma parceria entre o CISUC, o Instituto Pedro Nunes e a Fundação Cupertino de Miranda.

The Middle Passage, da autoria dos investigadores do CISUC Tiago Martins, Sérgio Rebelo, Jéssica Parente, Evgheni Polisciuc, João Bicker e Penousal Machado, reflecte sobre a magnitude do comércio transatlântico de africanos escravizados, entre os séculos XVI e XIX.

Apresenta ainda uma série de artefactos digitais, que oferece ao público a imersão neste período histórico.

Este trabalho baseia-se em dados disponibilizados pela Trans-Atlantic Slave Trade Database, alojada na Emory University, localizada na região metropolitana de Atlanta, Estados Unidos da América.

O Aesthetica Art Prize é uma competição internacional de arte contemporânea realizada anualmente pela revista de arte e cultura Aesthetica Magazine.

O prémio foi criado em 2007 para celebrar e apoiar a excelência e a inovação na arte contemporânea.

O concurso é aberto a artistas de todas as nacionalidades, dedicados a qualquer tipo de expressão artística, nomeadamente pintura, escultura, fotografia, design gráfico, vídeo e instalação que são avaliados por um painel de especialistas em arte contemporânea.

Para além da distinção financeira, os vencedores têm, ainda, a oportunidade de exibir os seus trabalhos em galerias e exposições de todo o mundo, sendo, ainda, destacados na revista da especialidade.

Os vencedores desta competição internacional de arte contemporânea são anunciados na quinta-feira.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM