O Centro Cirúrgico de Coimbra recebe, amanhã (27), pelas 17h00, José Leandro Campos, professor de engenharia mecânica, que vai juntar a energia, temperatura e piano numa só conversa.
Energia crescente a uma temperatura constante é possível? É a esta pergunta que se vai tentar responder, porque viver em harmonia com energia, temperatura, linguagem falada, ritmo e música pode parecer (à primeira vista) uma aventura em busca do Santo Graal.
José Leandro Campos antecipa que “esta é uma história que começa com o nosso bisavô peixe. Herdámos a sua herança, mesmo deixando cair as guelras e, hoje, apesar da nossa temperatura constante, ambicionamos uma energia crescente, com uma motivação incansável. Mas essa – a força anímica, ou, a chama da alma – já não depende só de nós: depende dos outros, do nosso relacionamento, da linguagem falada, do ritmo e da música, em suma, da cultura e da religião”.
A termodinâmica e a música (piano) juntam-se assim nesta conversa informal, que abre o programa de 2023, das sessões “Ao final da tarde”, que têm vindo a decorrer no Centro Cirúrgico de Coimbra. Esta é uma iniciativa que pretende cruzar saberes, culturas e opiniões; em encontros que não têm dia, nem hora previstos, mas acontecem uma vez por mês e são justificados por um tema pertinente.
Neste encontro de Janeiro, a conversa é moderada por António Travassos, médico oftalmologista, e Requicha Ferreira, físico e professor na FCTUC.
A entrada é livre e aberta ao público em geral.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM