COIMBRA,4 de Março de 2024

Casa dos Arcos ganha novo fôlego

15 de Fevereiro 2018 Rádio Regional do Centro: Casa dos Arcos ganha novo fôlego

O executivo municipal de Condeixa aprovou, na reunião da passada quarta-feira (14), o ante-projecto de reabilitação da conhecida Casa dos Arcos, na Rua de Condeixinha, visando a sua transformação num centro de promoção e divulgação de ideias e produtos.

Trata-se de um edifício classificado de imóvel de interesse público, desde 1974, bastante degradado, que há muito aguarda por uma intervenção. O processo conheceu atrasos dado ser um prédio de propriedade privada, que a autarquia conseguiu agora finalmente trazer à sua posse, garantindo também financiamento para a execução da obra.

O objectivo principal da intervenção visa a reabilitação do edifício, atribuindo-lhe novas valências para a instalação de um centro de promoção e divulgação de ideias e produtos, refere a memória descritiva do projecto a que o TERRAS DE SICÓ teve acesso.

“Será um espaço para exposições e eventos, de promoção das artes e ofícios do concelho e mostra dos produtos locais, nas vertentes cultural, patrimonial e turística”, sintetiza o presidente da Câmara, Nuno Moita.

O projecto ambiciona recuperar o alçado original da construção, com a reabertura dos três arcos da sua fachada principal, com recurso aos materiais originais, numa lógica de reconstrução, mantendo os dois pisos. Para o piso térreo está projectada uma loja de produtos endógenos/artesanato, cafetaria e uma zona de esplanada, enquanto no 1.º piso a proposta aponta para uma sala polivalente que receba eventos como exposições ou conferências.

“Pretende-se dotar o edifício com uma imagem renovada e contemporânea sem esquecer a sua origem, história e carga simbólica, na sua relação com a rua e com a memória do local”, refere o documento. A reabilitação do imóvel é financiada por fundos comunitários no âmbito do Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU).

A Casa dos Arcos, datada de 1652, sendo uma das mais antigas da vila de Condeixa, ganha novo folêgo, podendo estar recuperada em Março do próximo ano.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM