COIMBRA,5 de Março de 2024

Casa da Cultura em Coimbra acolhe eliminatórias do Concurso Nacional de Leitura

17 de Fevereiro 2023 Rádio Regional do Centro: Casa da Cultura em Coimbra acolhe eliminatórias do Concurso Nacional de Leitura

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) volta a associar-se, através da Biblioteca Municipal de Coimbra, ao Concurso Nacional de Leitura (CNL). Uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) dirigida aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, cujo objectivo passa por estimular o gosto e o prazer da leitura para, assim, melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e os hábitos de leitura.

A primeira das três fases eliminatórias desta 16.ª edição do concurso vai decorrer na próxima semana, no dia 24 de Fevereiro, pelas 14h00, na Casa Municipal da Cultura.

Os participantes vão ser submetidos a uma prova escrita, de pré-selecção, sobre as obras literárias escolhidas para cada ciclo de ensino (nas respectivas escolas de todo o concelho, em simultâneo, no dia 15 de Fevereiro). Os 20 alunos apurados (cinco por nível de ensino) serão sujeitos a uma prova oral, presencial, de leitura expressiva e de argumentação, no dia 24 de Fevereiro, na Casa da Cultura.

As provas, com lugar na Sala Francisco de Sá de Miranda, vão apurar os 12 alunos vencedores (três por ciclo de ensino) que passarão à segunda fase CNL: a fase intermunicipal.

O apuramento dos alunos na primeira fase do concurso será feito por um júri constituído por um representante da CMC, um representante da Biblioteca Municipal de Coimbra e um representante do Programa Rede de Bibliotecas Escolares.

Na fase intermunicipal, que decorre entre 21 de Março e 28 de Abril, vão ser apurados dois alunos por ciclo de ensino para a fase nacional, que acontecerá, depois, em dois momentos: a 15 de Maio, com uma prova escrita de pré-selecção online, e a 3 de Junho, com uma prova pública de palco, de onde sairão cinco finalistas em cada nível de ensino.

O Concurso Nacional de Leitura assenta no Regulamento disponível no sítio do Plano Nacional de Leitura 2027: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/CNL2023.html. Trata-se de um projecto pedagógico e cultural de âmbito nacional, que promove a leitura e a escrita junto de crianças e dos jovens, envolvendo a comunidade escolar, os municípios e as bibliotecas municipais, na perspectiva de valorizar a intervenção deste conjunto de agentes nos domínios da Educação e da Cultura.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM