“10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz” é a campanha anual da Cáritas que arrancou ontem a nível nacional, dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres. Este ano com o especial sabor de celebrar 20 Anos desde a sua implementação em Portugal, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” branca ou vermelha, no valor de dois euros.
As verbas angariadas através da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” são anualmente canalizadas para dois objectivos: um de carácter nacional e outro internacional. São desta forma um contributo para acções de dimensão social, da rede nacional Cáritas (80%), e serão, também, pelo segundo ano consecutivo aplicados em projectos de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência das populações mais vulneráveis, nos países lusófonos (20%).
Todos os que quiserem aceitar esta proposta da Cáritas poderão adquirir a sua vela junto a uma das 20 Cáritas Diocesanas, nas paróquias aderentes ou nas lojas Pingo Doce. Este ano contam também com o apoio da Associação Nacional das Farmácias que desafiou a sua rede a aderir a esta campanha alargando, assim, o alcance deste “gesto de paz”. Para além destes e de outros pontos locais, as velas podem também ser adquiridas através do portal da Cáritas Portuguesa em http://www.caritas.pt/estrelas.
Para além do atendimento anual a cerca de 120.000 pessoas feito por toda a rede nacional, a Cáritas Portuguesa apoiou, entre Abril de 2020 e Agosto 2022, através do programa “Inverter a curva da pobreza em Portugal”, mais de 28.000 pessoas com dificuldade directamente resultantes não apenas da Pandemia, mas também fruto do actual contexto e das sucessivas crises que se vivem. Apesar das necessidades ao nível alimentar, é cada vez mais uma das principais organizações na resposta financeira a pedidos concretos, destacando-se o apoio ao pagamento de despesas relacionadas com a habitação (61,8% – rendas), de despesas relacionadas com a saúde (15,7%), e ao pagamento de despesas relacionadas com a electricidade (13%).
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM