O Município de Cantanhede assinala esta segunda-feira (21), o Dia Internacional das Florestas, com a plantação de espécies autóctones e uma acção de sensibilização junto da comunidade escolar.
Estas acções decorrem no âmbito do projecto Semana da Floresta, levado a cabo pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, e cujo programa inclui acções de sensibilização sobre diversas temáticas ligadas à floresta, uma exposição e sessões de reflorestação.
O programa tem início pelas 10h30 com uma plantação simbólica de um pinheiro-manso pelo vereador Adérito Machado, junto à rotunda da Pedra, na zona industrial de Cantanhede, e prossegue da parte da tarde com uma acção de sensibilização na EB1 de Ançã sobre espécies autóctones.
Em paralelo, é inaugurada a exposição “Viver a Floresta”, no edifício dos Paços do Concelho, onde permanecerá até dia 25 de Março. Esta mostra pretende contribuir para o aumento do conhecimento sobre as florestas, no sentido de uma prevenção eficaz, da salvaguarda do património florestal e da defesa de pessoas e bens.
“Falar de Invasoras na Lagoa dos Teixoeiros”, “Espécies Autóctones: Plantar e Valorizar”, “Prevenção de Incêndios: O Vigilante da Floresta” e “Redes de Defesa: Deveres de Gestão de Combustível” serão algumas das temáticas abordadas, quer junto da comunidade escolar, quer da população em geral.
“Após dois anos de ausência, por razões sanitárias, é com enorme satisfação que vejo as escolas diretamente envolvidas nas iniciativas meritórias do Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, a propósito da Semana da Floresta. É na população jovem que temos que despertar a consciência colectiva para a importância dos valores da conservação da natureza e da biodiversidade, motivar os cidadãos para a adopção de comportamentos em harmonia com o meio ambiente”, destaca a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
A Semana da Floresta do Município de Cantanhede decorre até 6 de Abril, abrangendo um universo de quase 350 alunos dos diversos graus de ensino, com acções pedagógicas em estabelecimentos de ensino de diversas freguesias.
A comemoração do Dia Internacional das Florestas tem por objectivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores e despertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis.
As acções preconizadas estão enquadradas com os objectivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, documento que visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM