COIMBRA,19 de Abril de 2024

Cantanhede entre os 10 municípios portugueses com melhor presença online

25 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: Cantanhede entre os 10 municípios portugueses com melhor presença online

Cantanhede integra a lista dos 10 municípios portugueses com melhor presença na internet, de acordo com o estudo da Universidade do Minho sobre a performance das 308 câmaras municipais portuguesas nesse campo.

Efectuado com base em dados relativos a 2021, o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) foi desenvolvido pelo Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa e a Universidade das Nações Unidas.

A partir da avaliação de vários indicadores, o Município de Cantanhede ascendeu ao lote restrito das autarquias distinguidas com um diploma de reconhecimento da qualidade do desempenho global do seu portal, tendo recebido ainda mais duas distinções pela posição cimeira que alcançou nos critérios relativos à disponibilização e actualização de conteúdos e aos serviços online aos quais os munícipes podem aceder.

No que diz respeito ao item “Conteúdos: Tipo e Actualização”, que avalia a importância e pertinência da informação facultada e a sua actualidade, a Câmara Municipal de Cantanhede obteve a pontuação máxima, dividindo a liderança com alguns municípios.

Outro ranking sectorial em que a autarquia cantanhedense está também em plano de evidência é o do “Serviços Online”, no qual ficou em segundo lugar em função das situações que é possível resolver através dos mecanismos existentes no seu portal web, nomeadamente o licenciamento de pequenas obras, a autorização para ocupação de espaço público [publicidade na via pública]”, a “requisição de plantas do PDM” e a “requisição licença de habitabilidade”, entre outras.

Entregaram os diplomas à presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, o reitor e vice-reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro e Luís Amaral, respectivamente, no decurso de uma cerimónia realizada para o efeito na reitoria da instituição de ensino superior promotora do estudo.

Para a líder do executivo camarário, “o lugar de destaque obtido pelo Município de Cantanhede no ranking global e em dois critérios de avaliação fundamentais ao nível dos sistemas de informação é corolário do investimento que a autarquia tem efectuado nos últimos anos, não só em tecnologia e software, mas também no reforço da capacitação das equipas da Divisão Modernização, Inovação e Qualidade e da Divisão de Comunicação”.

Segundo os seus promotores, o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais teve como objectivo “proceder a um retrato sobre a presença na Internet das câmaras municipais portugueses com vista a uma maior sensibilização para o desenvolvimento sustentado do governo electrónico ao nível local e a uma melhor e mais eficiente prestação de serviços ao cidadão”.

Apesar de notarem melhorias comparativamente com as edições anteriores do estudo, os investigadores entendem ser “necessário melhorar aspectos relacionados com a acessibilidade e facilidade de navegação nos sítios web, com a resposta atempada e útil aos contactos de email e, principalmente, com a existência e manutenção de espaços que permitam ao cidadão participar activamente nos processos de governança dos municípios”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM