COIMBRA,17 de Maio de 2022

Cantanhede com acção de sensibilização integrada na Semana da Floresta 2022

3 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: Cantanhede com acção de sensibilização integrada na Semana da Floresta 2022

No âmbito do projecto “Semana da Floresta 2022”, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede promoveu esta semana, em parceria com os investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra, uma acção de sensibilização na Lagoa dos Teixoeiros, em que participaram 41 alunos do 9.º ano da escola EB23 da Tocha.

Esta acção teve como principal objectivo informar e sensibilizar a população escolar para os impactos das plantas exóticas invasoras nas espécies e habitats naturais, educando-os sobre como contribuir para minimizar os efeitos negativos destas plantas nos ecossistemas.

Para Adérito Machado, vereador da Câmara Municipal, estas acções “são bastante importantes para que todos os alunos possam reflectir acerca das preocupações relacionadas com a preservação ambiental e equilíbrio das espécies”. O autarca alertou que “embora as espécies invasoras se apresentem como plantas ornamentais e bastante bonitas, habitualmente vêm de outras regiões do globo e ao chegar ao nosso país desenvolvem-se de forma descontrolada. Foi isto que aconteceu por

exemplo com as Acácias, com a Erva-Pinheirinha e com muitas das outras espécies invasoras que existem em Portugal”.

Adérito Machado lembra que “iniciativas como a limpeza da Lagoa dos Teixoeiros reflectem bem as nossas preocupações e o que pretendemos para o concelho, servindo para alertar não só a comunidade escolar, como também para toda a sociedade para a questão do equilíbrio ambiental, cada vez mais na ordem do dia”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM