COIMBRA,4 de Agosto de 2021

Canoagem: Montemor-o-Velho recebe Mundial de Velocidade de Juniores e Sub-23

12 de Março 2021 Rádio Regional do Centro: Canoagem: Montemor-o-Velho recebe Mundial de Velocidade de Juniores e Sub-23

A organização do Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, em 2025, foi atribuída a Portugal, com o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho a voltar a ser palco de uma competição de nível mundial. A decisão da Federação Internacional de Canoagem (ICF) foi aprovada esta sexta-feira, com a proposta da Federação Portuguesa de Canoagem a superar as candidaturas da Sérvia, Polónia e Bulgária.

Tenho de deixar uma palavra de congratulação à ICF, por confiar, mais uma vez, na capacidade de organização da Federação Portuguesa de Canoagem”, afirmou Vítor Félix, sublinhando que, em termos internacionais, “Portugal é reconhecido por ser um dos melhores países a organizar eventos da nossa modalidade”.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem aproveitou, ainda, para “agradecer o apoio, desde a primeira hora, da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, do secretário de Estado do Desporto, do IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude] e de todos os parceiros”, uma vez que, acrescentou, “ajudam a fazer acontecer estes eventos ano após ano”.

Num dia em que a Federação Portuguesa de Canoagem é distinguida com a atribuição da organização de mais uma prova de nível mundial, Vítor Félix fez questão de sublinhar que o Mundial de Velocidade de Juniores e Sub-23 corresponde ao “maior evento, em termos numéricos, da canoagem”, uma vez que “envolve dois escalões, cerca de 2.000 pessoas e 75 países”.

Importa referir que o CAR de Montemor-o-Velho recebe, este ano, o Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, entre os dias 15 e 18 de julho. Trata-se da segunda vez que tal acontece, já que, em 2015, Portugal tinha recebido, também em Montemor-o-Velho, o Mundial de Juniores e Sub-23.

Mundial de Canoagem de Mar disputado na Madeira

Também esta sexta-feira, a ICF decidiu atribuir a organização do Campeonato do Mundo de Velocidade de Seniores, em 2025, a Milão (Itália). Montemor-o-Velho (Portugal), Poznan (Polónia) e Plovdiv (Bulgária) também apresentaram candidaturas à realização do evento, que, recorde-se, em 2018, foi realizado em Montemor-o-Velho.

A Federação Portuguesa de Canoagem também foi premiada com a atribuição da organização, em 2024, na Ilha da Madeira, do Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar. A candidatura portuguesa contou com o apoio da Associação Regional de Canoagem da Madeira e do Governo Regional da Madeira.

É muito positivo. Vai ser uma estreia para Madeira, que tem dado excelentes indicadores na organização de provas de canoagem de mar”, expressou, satisfeito, Vítor Félix, com o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a lembrar que Portugal organizou, em 2013, em Vila do Conde, “o primeiro Mundial de Canoagem de Mar”.

De referir, ainda, que o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar esteve para se realizar em Portugal, entre Esposende e Viana do Castelo, de 1 a 6 de setembro de 2020. No entanto, a pandemia de Covid-19 obrigou ao cancelamento da prova, que contava com o envolvimento da Federação Portuguesa de Canoagem, da Nelo e de várias entidades locais.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM