COIMBRA,1 de Março de 2024

Candidaturas ao Prémio Edmundo de Bettencourt decorrem de 1 a 30 de Abril

1 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Candidaturas ao Prémio Edmundo de Bettencourt decorrem de 1 a 30 de Abril

As candidaturas ao prémio municipal Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra 2023 vão decorrer entre os dias 1 e 30 de Abril. Este prémio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra visa distinguir os trabalhos de Canção de Coimbra com o mínimo de 10 temas e, maioritariamente, compostos por temas cantados, originais ou não, que tenham sido edição de autor ou de editoras, com distribuição comercial nos últimos dois anos. O montante a atribuir pela autarquia à obra premiada é de cinco mil euros.

As candidaturas podem ser apresentadas pelos intérpretes ou pelas editoras discográficas, sendo que, cada grupo ou intérprete, pode apresentar mais do que uma obra. O trabalho vencedor será seleccionado por um júri composto por quatro elementos, um dos quais o presidente da Câmara ou um vereador com competências delegadas, que presidirá ao júri e terá voto de qualidade em caso de empate. As restantes três individualidades, ligadas à música, serão designadas pela CM de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Estudos Artísticos) e Conservatório de Música de Coimbra. Os trabalhos devem ser entregues entre os dias 1 e 30 de Abril, pessoalmente, nos serviços de atendimento da autarquia ou enviados, por correio registado e com aviso de recepção, em envelope fechado, cumprindo o disposto no Regulamento Municipal do Prémio Edmundo de Bettencourt publicitado através do edital n.º 35/2023 de 28 de Fevereiro. A CM de Coimbra deverá deliberar sobre a proposta do júri e tornar pública a decisão até ao próximo dia 30 de Junho.

O prémio visa galardoar os trabalhos de Canção de Coimbra com o mínimo de 10 temas e, maioritariamente, compostos por temas cantados, originais ou não, que tenham sido edição de autor ou de editoras, com distribuição comercial nos últimos dois anos. O vencedor receberá 5 mil euros, sendo a sua atribuição oficializada no dia 4 de Julho – Dia da Cidade de Coimbra. O prémio foi instituído a 25 de Novembro de 2002 com o objectivo de homenagear o poeta presencista e cultor da Canção de Coimbra, Edmundo de Bettencourt (1899-1973), grande referência da primeira metade do século XX, fruto não só das suas opções temáticas, musicais e estéticas, mas, igualmente, como elo entre o movimento modernista da Canção de Coimbra – por ele criado – e o movimento presencista do segundo modernismo literário português, doutrinado pelo escritor e poeta José Régio.

Mais informação: https://www.cm-coimbra.pt/areas/viver/municipio/premios-municipais-de-coimbra/premio-edmundo-de-bettencourt

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM