COIMBRA, 14 de Dezembro de 2019

Caminhos do Cinema Português com 177 filmes em exibição

14 de Novembro 2019

A 25.ª edição do festival “Caminhos do Cinema Português”, em Coimbra, decorre de 22 a 30 de Novembro, com a exibição de 177 filmes, entre eles longas metragens de Susana Sousa Dias, Tiago Guedes e José Filipe Costa.

Em exibição estarão, também, curtas-metragens e animação, num universo de mais de 700 candidaturas a todas as secções de programação do festival, disse à agência Lusa o responsável pela programação do Caminhos, João Pais.

Na selecção “Caminhos” (a secção competitiva principal), que vai decorrer no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), vão estar presentes filmes como os documentários “Campo”, de Tiago Hespanha; “Prazer, Camaradas!”, de José Filipe Costa; e “Fordlândia Malaise”, de Susana Sousa Dias; ou as longas-metragens ficcionais “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, e “Tristeza e Alegria na Vida das Girafa”, de Tiago Guedes.

No festival, serão também exibidos os filmes “Hálito Azul”, de Rodrigo Areias; “Variações”, de João Maia; “Alva”, de Ico Costa; e a curta-metragem de Teresa Villaverde “Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?”.

Para João Pais, “há cada vez mais diversidade no cinema português”, referindo que a programação foi desenhada para “espelhar um tema específico” em cada sessão, onde normalmente são exibidas curtas e filmes de animação, antes de uma longa-metragem documental ou ficcional.

Já na selecção “Ensaios”, dedicada às obras criadas em contexto académico, o responsável pela programação do festival nota “uma franca melhoria” dos projectos a concurso.

“Hoje, há um conjunto de novos estudantes e jovens criadores que se afastam cada vez mais do novo cinema e criam um outro paradigma do cinema português, sendo que, a nível técnico, há também uma melhoria”, afirmou, referindo que esta secção vai decorrer no cinema do centro comercial Alma Shopping.

Este ano, a secção “Outros Olhares”, criada em 2018 e dedicada a um tipo de cinema mais experimental, será também de carácter competitivo, face “à qualidade das propostas” recebidas, referiu.

Na edição deste ano do Caminhos, será atribuído o prémio ‘Carreira’ à actriz Isabel Ruth, que, ao longo de mais de cinco décadas, entrou em filmes de Manoel de Oliveira, Teresa Villaverde, João Botelho, Paulo Rocha ou Sérgio Tréfaut.

Na sessão de abertura, haverá um espectáculo, com a presença de ‘Stereossauro’, que tem como tema “Os Verdes Anos”, com uma interpretação da música de Carlos Paredes incluída na banda sonora do filme de Paulo Rocha, de 1962, em que Isabel Ruth participou.

A 30 de Novembro, no último dia, haverá também uma sessão de programação em que foi dada “carta-branca” ao realizador João Salaviza para programar uma sessão no mini-auditório Salgado Zenha, no edifício da Associação Académica.

Ao longo do festival, alguns dos filmes da secção competitiva serão repostos, durante a semana, no cinema do Alma Shopping.

A sessão de encerramento do festival decorre no TAGV, a 30 de Novembro, às 21h45, com a entrega de prémios.

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com