COIMBRA,4 de Março de 2024

Câmara de Tondela comparticipa esterilização e castração de animais de companhia

11 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Câmara de Tondela comparticipa esterilização e castração de animais de companhia

A Câmara de Tondela lançou mais uma edição da campanha de apoio à esterilização de animais de companhia “Esterilizar também é cuidar”. A acção decorre entre os meses de Março e Agosto deste ano.

Com esta iniciativa, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, a autarquia pretende incentivar e sensibilizar a população do concelho para o acto da esterilização, um procedimento que ajuda a evitar o sobrepovoamento, a controlar o aumento das ninhadas indesejáveis e a diminuir o abandono e o número de animais errantes. A campanha contribui ainda para a dinamização do comércio local, nomeadamente das clínicas veterinárias.

Atento à problemática do abandono e do descontrolo total de nascimentos de ninhadas indesejadas, desde 2021 o município tem vindo a promover esta campanha apostando na esterilização como o método mais digno e eficaz de resolução do controlo da população de animais errantes.

A Câmara comparticipa a esterilização e ou castração dos patudos sob a forma de reembolso no valor de 125 euros para as cadelas, 70 euros para os cães, 80 euros para as gatas e 35 euros para os gatos. O apoio está limitado a dois animais de companhia por cada agregado familiar e só é válido para os moradores do concelho.

Para terem acesso a este apoio, os proprietários dos cães e gatos terão que preencher um formulário de inscrição, que deverá ser acompanhado do comprovativo de residência no concelho de Tondela e do comprovativo do IBAN. Terão ainda que apresentar a identificação electrónica com registo actualizado no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) e, no caso dos cães, o boletim sanitário com a vacina antirrábica válida. Os animais inscritos na campanha terão acesso à identificação electrónica gratuita.

As candidaturas podem ser feitas presencialmente no Gabinete Veterinário Municipal, nas instalações do actual Canil Municipal, no estaleiro da Câmara, ou pelo endereço de correio electrónico: higio.sanitarios@cm-tondela.pt .

Em 2021, ano em que arrancou a campanha, foram esterilizados/castrados com a ajuda do município 139 animais e no ano seguinte 223. A autarquia já investiu nesta medida perto de 28 mil euros.

Estes resultados denotam uma franca adesão da população em geral para a importância da esterilização dos seus cães e gatos não só por questões de saúde e comportamentais, mas também no sentido do controlo da sua reprodução.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM