COIMBRA,5 de Março de 2024

Câmara de Coimbra garante que vai apoiar projecto que leva cinema às crianças

23 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Câmara de Coimbra garante que vai apoiar projecto que leva cinema às crianças

A Câmara de Coimbra afirmou que é totalmente sensível à continuidade do projecto da Casa da Esquina “Crianças em Acção”, que leva a experiência do cinema aos mais novos, e que irá apoiar a iniciativa em 2024.

No dia 14, a coordenadora do projecto admitiu que a iniciativa estava em risco de parar por falta de garantias de apoio financeiro da Câmara de Coimbra, numa altura em que tinha cada vez mais escolas do 1.º ciclo da rede pública interessadas no projecto.

“O município é totalmente sensível à continuidade do projecto ‘Crianças em Acção’, pelo que, através de um esforço conjunto entre a Divisão de Cultura e a Divisão de Educação, vai apoiar o projecto no próximo ano”, afirmou fonte oficial da autarquia.

Na resposta, a Câmara de Coimbra salientou que em Janeiro deu conta à Casa da Esquina de que só estava em condições de assegurar a verba declarada para efeitos de candidatura à Direcção-Geral das Artes, que seria de 30 mil euros, não tendo disponibilidade para apoiar directamente o “Crianças em Acção”.

Em Março, o Departamento de Cultura e Turismo foi sensível “à expectativa” da Casa da Esquina e, face às dificuldades financeiras e ao facto de o projecto se inserir “no eixo cultura-educação”, optou por apoiar o projecto em 5.000 euros.

“Assim, aquando das candidaturas das associações à actividade permanente, a Casa da Esquina inscreveu este projecto na sua candidatura, que foi avaliado e majorado, pelo que a associação recebeu 35.000 euros ao abrigo deste concurso”, esclareceu o município, realçando que não voltou a receber qualquer outro contacto da associação sobre o projecto.

A Câmara de Coimbra salientou ainda que, neste ano, a Casa da Esquina obteve o “maior apoio financeiro de sempre da parte do município”, dando conta do histórico dos últimos dez anos, em que os valores, com excepção de 2021 e 2022 (14.500 euros e 12.500 euros, respectivamente), são sempre inferiores a dez mil euros anuais.

Segundo a coordenadora do “Crianças em Acção”, Sara Seabra, o projecto contempla quatro oficinas dadas a cada turma, três delas de hora e meia e uma última de um dia inteiro.

“Colocamos as crianças em contacto com a história e a estética dos primórdios do cinema. Há oficina em que mexem em película de filmes, pegam nos fotogramas, pintam-nos, reprojectam. É um conjunto de actividades com um impacto sensorial e estético forte nas crianças”, salientou a responsável, que admitiu esperar que esta abordagem inicial deixe “a sementinha do gosto pelo cinema plantada e enraizada”.

Na quarta oficina, que decorre durante um dia inteiro, as crianças fazem “um exercício fílmico”, em que animam bonecos articulados, gravam a sonoplastia e, da parte da tarde, colam o som com a imagem.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM