COIMBRA,5 de Março de 2024

Câmara de Coimbra exige que partidos assumam compromissos com a cidade

18 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Câmara de Coimbra exige que partidos assumam compromissos com a cidade

O presidente da Câmara de Coimbra apelou aos partidos que se candidatam às legislativas de 2024 para que assegurem os compromissos com a cidade, como o Palácio da Justiça ou carreira para os motoristas dos transportes colectivos.

“Este ano vou apenas solicitar que, face às eleições legislativas que inesperadamente vão decorrer no início de 2024, os partidos políticos que se vão candidatar façam das questões locais um dos temas de campanha e que assumam compromissos solenes relativamente às mesmas”, afirmou José Manuel Silva, que falava no período antes da ordem do dia da reunião do Executivo desta segunda-feira.

O presidente da Câmara Municipal vincou a necessidade de os partidos se comprometerem com a permanência do Tribunal Administrativo e Fiscal no concelho, salientando que existe o perigo de este equipamento poder sair de Coimbra.

Durante a sua intervenção, José Manuel Silva, eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra, vincou também que deve ser assegurado que o projecto para o novo Palácio da Justiça “vai ser efectivamente acelerado e financiado”.

Relativamente à nova Maternidade e ao investimento no Hospital dos Covões, o autarca exigiu a “assunção do compromisso de honra” de financiamento por parte dos partidos que se candidatam às eleições.

Por último, José Manuel Silva exigiu a resolução da questão das carreiras dos motoristas dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que não têm carreira própria, o que já levou o Executivo a alertar para a dificuldade de atracção e fixação de recursos humanos para assegurar o normal funcionamento dos transportes colectivos municipais.

“Tínhamos já apalavrada uma solução com o actual Governo, em reunião com a ministra da Presidência, mas a queda do Governo faz o processo voltar à casa de partida. Ao contrário do passado, temos vontade política de resolver o problema e estamos disponíveis para assumir os respectivos custos financeiros, mas o Governo socialista tem bloqueado as soluções”, criticou o autarca.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM