COIMBRA,15 de Julho de 2024

Câmara de Coimbra entrega mais 9 habitações a famílias com baixos recursos

9 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Câmara de Coimbra entrega mais 9 habitações a famílias com baixos recursos

Foram assinados esta sexta-feira, na Câmara de Coimbra, nove contratos de arrendamento apoiado e entregues as chaves das habitações às famílias com baixos rendimentos, sinalizadas pela Divisão de Habitação Social.

Os contratos foram assinados pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e pela vereadora da Habitação Social, Ana Cortez Vaz.

Dando continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos, nomeadamente no ano de 2023 em que foram celebrados 72 contratos de realojamento, foram agora assinados mais nove contratos que correspondem à entrega de uma habitação de tipologia T4, três habitações de tipologia T3, uma habitação de tipologia T2 e quatro habitações de tipologia T1 a famílias carenciadas do concelho. As habitações situam-se em vários locais da cidade.

“Importa ainda salientar que, destes nove contratos de realojamento, dois são realizados no âmbito do programa 1º Direito e os restantes são novos pedidos de habitação e realojamentos de inquilinos municipais, que se encontravam nos lugares cimeiros da lista de classificação”, refere o Município.

“A habitação continua a ser, efectivamente, uma preocupação central deste Executivo. Iremos continuar a trabalhar para dar a melhor resposta a esta dimensão da política social, tendo em conta o difícil contexto socioeconómico que actualmente vivemos”, considera a vereadora da Habitação Social, Ana Cortez Vaz.

Recorde-se que os critérios de atribuição de habitação social estão regulamentados –Regulamento Municipal de Acesso e Atribuição de Habitação em Regime de Arrendamento Apoiado (RMAAHRAA) – e na ponderação do cálculo são mais valorizados aspetos como o a situação precária do alojamento, o facto de estar em ruína, o local de residência ser o Município, residir em Coimbra há mais de 10 anos, tratar-se de uma família monoparental, um agregado de uma só pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou casal em que, pelo menos, um dos elementos tenha idade igual ou superior a 65 anos, agregados com um ou mais elementos com incapacidade igual ou superior a 60%, situações de violência doméstica, ainda, situação económica precária, sobretudo em casos em que a valor da renda paga corresponda a mais de 80% do rendimento.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM