COIMBRA,17 de Maio de 2022

Câmara de Coimbra assinala Dia Mundial da Poesia

20 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Câmara de Coimbra assinala Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se amanhã (21) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) integra na sua programação cultural a apresentação da obra “Os Electrões Também Devem Ter Alma”, de Marília Miranda Lopes, na Casa da Escrita, pelas 17h30.  A apresentação estará a cargo de Francisco Topa, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Com ilustrações do arquitecto Álvaro Siza Vieira, a obra constitui uma reflexão quer sobre o espaço citadino quer sobre o impacto energético da urbanidade no sujeito lírico. É um livro que convida o leitor a perspectivar a sua relação com um mundo cada vez mais dominado pela vigilância, pelo consumo, e malogradamente atingido pela violência e pela massificação.

Como complemento à apresentação do livro haverá um concerto poético pela banda transmontana de que a autora e cantautora faz parte – Destinatus Obdura – intercalado com a leitura de textos da obra, alguns deles musicados pela própria; e de outros autores, como Luís de Camões, Florbela Espanca e Fernando Pessoa, em plena simbiose entre a poesia e a música. Apresentam-se canções inéditas, que proporcionam ao público momentos de grande envolvimento da música com a palavra. A formação é constituída por Marília Lopes (voz e guitarra), Trindas (Baixo), Mário Prata (Guitarra) e José Prata (Percussão).

Por sua vez, a proposta da Biblioteca Municipal de Coimbra integra o recital de poesia “Abaixo o Mistério da Poesia”, na sala de empréstimo, às 17h30, que estará a cargo da Cooperativa Bonifrates.

É ao público infanto-juvenil que são dirigidas parte das acções promovidas em diferentes espaços afectos à Biblioteca Municipal de Coimbra. Na Biblioteca Infantil/Ludoteca a hora do conto do dia 21 é dedicada à poesia, com “Palavras da Primavera celebrada com Poesia” para ser escutado por crianças dos três aos cinco anos, acompanhadas por um adulto, a partir das 18h00. A participação nesta acção requer inscrição, através do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt, do telefone: 239702630 ou presencialmente. A Biblioteca Infantil destaca, ainda, a exposição bibliográfica de poesia para a infância “Ou Isto ou Aquilo”.

Já o público escolar tem a possibilidade de, a partir de 21 de Março e até ao dia 30 de Junho, participar na hora do conto “A loja de todas as histórias e outros contos que nos vão ficar na memória!”, desenvolvida nas Bibliotecas Anexas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Cernache, Ribeira de Frades, S. João do Campo e Souselas.

As escolas que aderiram ao desafio municipal “Há Poesia na Escola” conhecem, no Dia Mundial da Poesia, os vencedores da iniciativa que, a cada ano, envolve alunos de todos os ciclos de ensino e é desenvolvida em contexto escolar, em articulação com as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra.

Neste dia, todos os leitores que visitarem a Biblioteca Municipal de Coimbra serão contemplados com um poema pendurado numa flor, num gesto de valorização deste género literário que em muito contribui para a diversidade criativa e a percepção e compreensão do mundo.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM