COIMBRA,19 de Abril de 2024

Câmara de Águeda promove semana dedicada à Primavera

11 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Câmara de Águeda promove semana dedicada à Primavera

A Câmara Municipal de Águeda dedica uma semana a celebrar a Primavera, com atividades entre os dias 15 e 23 de Março. Um espetáculo com Catarina Furtado e uma sessão sobre a importância da água na Casa dos Rios, em Valongo do Vouga, são dois dos pontos-altos de um programa diversificado e que sensibiliza para as questões ambientais.

Oficialmente, é a 20 de Março que se comemora a primeira estação do ano, associada ao florescimento e desabrochar das flores, ao aumento das temperaturas e ao regresso da vida na natureza, depois do período de frio do Inverno. “Preservar a natureza” é precisamente o tema de fundo desta semana que inclui workshops, campanhas e actividades de sensibilização ambiental, um encontro que une a arte e a água e ainda um espetáculo que mostra como uma doce gotinha pode fazer a diferença.

Um dos principais “palcos” do programa é a Casa dos Rios, um espaço que pretende (também) ser um laboratório de boas práticas relacionadas com os cursos de água. É nesta “casa” que a Semana da Primavera será iniciada, no dia 15 de Março (14h30) com uma sessão de entrega de prémios “Rios +”, com destaque para os galardões “ECO XXI” e “Freguesias XXI”, atribuídos pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação).

A programação deste dia, que é realizada em parceria com a E.Rio, consultora que destaca a aplicação de soluções técnicas de engenharia natural na reabilitação de rios e ribeiras como soluções mais próximas da Natureza, inclui ainda uma demonstração de boas práticas do projeto de reabilitação de rios e uma visita ao LabRios+, nas imediações da Casa dos Rios.

Estão também agendados dois workshops, ambos na sede do Águeda Sm@rt City Lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização: o primeiro a 16 de Março (10h), sobre “Ecossistema em miniatura – vida em vidro”, que visa sensibilizar para a importância da conservação da natureza, através da construção de ecossistemas autossustentáveis em recipientes fechados; e o segundo a 20 de Março (18h), sobre “Preservação das abelhas, pragas e ameaças”, em parceria com a Associação dos Apicultores do Litoral Centro, que abordará o papel dos polinizadores, técnicas e curiosidades sobre a apicultura e ainda a problemática da vespa asiática.

Para terça-feira, dia 19, está marcada uma gincana da água, que decorrer na Escola Básica Fernando Caldeira, em parceria com a ADCL – Águas do Centro Litoral.

Catarina Furtado em espectáculo duplo

Doce gotinha – uma grande viagem” traz Catarina Furtado ao palco do Centro de Artes de Águeda, num espectáculo em sessão dupla, agendado para o dia 19 de Março (às 14h15 e às 15h30). Este é um projecto pedagógico – dirigido ao público infantil, dos 1.º e 2.º ciclos – que conta ainda com momentos de canto, piano e projeção vídeo para “contar” o ciclo da água vivido através da perspectiva de uma gota de chuva.

Numa “viagem” por rios, represas e riachos, esta gota cruza-se com vários personagens, como uma andorinha, uma toupeira (abelhuda), uns castores (engenheiros), uma baleia, um malmequer e uma família pouco consciente dos seus gastos.

Porque se “uma gota é só uma gota, muitas gotas o que serão?”, é questionado nesta história que conta com a narração de Catarina Furtado e José Pedro Gil e ainda com Emanuel de Andrade no piano.

A Câmara de Águeda preparou ainda a acção de sensibilização ambiental “Gota em gota”, que irá decorrer nos dias 21 e 22 de Março, na Casa dos Rios e LabRios, em Valongo do Vouga. Os alunos do 1.º e 2.º anos da Escola Básica de Valongo do Vouga vão ouvir a história do ciclo da água, assim como participar num jogo sobre a importância da preservação da água no ecossistema e ainda pintar um mural temático sobre a água.

Ligação entre água e cultura

O Dia Mundial da Água – que se celebra a 22 de Março – será assinalado com um evento de cariz nacional, com início às 16 horas, na Casa do Rios. “Um novo sentido para os rios” é o tema deste encontro que vai promover a ligação entre a cultura e os cursos de água.

A par das mensagens sobre a importância da água, com a presença de várias entidades ligadas a este sector, estão agendados vários momentos culturais, nomeadamente a inauguração de uma escultura de Regina Frank, no Parque da Boiça, uma performance de dança e o lançamento nacional de uma música clássica sobre o ciclo da água, criada por Maria Camposinhos e que será tocada pela primeira vez ao vivo pela autora. Intitulada “Water flow”, esta música tem registos sonoros das linhas de água de Portugal.

Hora de fechar a torneira” (das 22 às 23 horas de dia 22 de Março) e “Hora do Planeta” (das 20h30 às 21h30 de dia 23 de Março) são duas campanhas de sensibilização a que o Município de Águeda aderiu e que desafia os cidadãos a reduzir, respetivamente, o consumo de água e de luz.

Para mais informações, e inscrições nos workshops, os interessados devem utilizar os seguintes contactos: dv-as@cm-agueda.pt ou 234 180 197.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM