COIMBRA,16 de Junho de 2024

Bombeiros Sapadores de Coimbra organizam prova nacional de resistência

10 de Fevereiro 2023 Rádio Regional do Centro: Bombeiros Sapadores de Coimbra organizam prova nacional de resistência

A Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores (CMBS) de Coimbra está a organizar, com o apoio da Câmara Municipal e da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, a 1.ª Grande Prova Nacional “Bombeiro de Elite”, que vai decorrer a 11 de Março, em Coimbra.

Uma prova de resistência, que consiste na subida do Arco da Almedina até à Universidade, numa distância de 500 metros, com os concorrentes devidamente munidos de equipamentos de protecção individual (EPI).

O encontro está marcado para as 8h30 na Praça do Comércio, mas a prova tem início apenas às 9h00. O desafio consiste na subida do Arco de Almedina até à Universidade, com os concorrentes devidamente equipados. Os participantes vão percorrer, em contra-relógio, uma distância de 500 metros, com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%, equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório (ARICA).

A prova intitula-se “Quebra Costas dos Bombeiros” e é dirigida a bombeiros profissionais, voluntários, mistos e privativo, mas necessitam de apresentar uma declaração com a autorização do comandante do respectivo Corpo de Bombeiros. As inscrições devem ser efectuadas através do preenchimento do formulário https://bit.ly/3jIeCXI e terminam no dia 3 de Março. Há sete escalões (feminino e masculino): 18 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e + de 60 anos.

Está prevista uma classificação individual (melhor tempo individual cronometrado) e uma classificação por equipa, por Corpo de Bombeiros (que resulta da média da soma dos três melhores tempos dos operacionais desse Corpo de Bombeiros). Em caso de empate, vence o atleta mais velho nos individuais e a equipa cuja soma total das idades seja mais elevada. O regulamento da prova sublinha, contudo, que os participantes serão desqualificados pelo júri se comparecerem no local da partida com EPI incompleto ou não normalizado, se não respeitarem as instruções da organização e se retirarem equipamento em qualquer momento da prova.

Esta é uma prova organizada pela CMBS de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal e da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, que está integrada nas comemorações dos 242 anos da Companhia.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM