Todos os anos a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP) leva a concurso os Bolos Rei de Portugal. Este ano, na nona edição deste concurso, que se realizou, no mês passado, na Exponor, em Matosinhos, estiveram a votação 220 bolos. O Melhor Bolo-Rei foi fabricado em Lisboa na Padaria da Né, na Damaia, mas é de Coimbra o Melhor Bolo-Rainha, apresentado pela Pastelaria Visconde, e a Melhor Inovação é da Pastelaria Moinho Novo, em Tentúgal. Se o leitor preferir o Bolo escangalhado a melhor escolha é a Padaria Fazendense, em Almeirim, enquanto a melhor Trança de Natal foi preparada em Leiria, na BrisaNorte.
Hélio Esteves, da Padaria da Né, na Damaia, revelou-se muito feliz com este reconhecimento (Melhor Bolo-Rei), logo na primeira vez que concorreu, e confidenciou-nos que não tem nenhum segredo especial, apenas mantem a tradição nesta empresa familiar que também já foi reconhecida, no ano passado, com o galardão de Melhor Pastel de Nata de Lisboa.
O Campeão das Províncias quis tirar a prova dos nove e foi até à Pastelaria Visconde, na Rua Visconde da Luz, em Coimbra, ver como confeccionam o Bolo-Rainha. Conversámos com Idalinda de Oliveira, proprietária da Pastelaria, que revelou ser um orgulho receber este galardão e que é merecido por toda a equipa, pois é um trabalho que vão desenvolvendo ao longo do ano e em que todos participam.
A Inovação significa criar algo novo e mesmo numa época de tradições é muito bem-vinda, por isso não podíamos deixar passar a oportunidade de provar aquele que ganhou este prémio – Pastelaria Moinho Novo – Doçaria Conventual, Tentúgal. Vencedores, em 2021, do Melhor Bolo-Rei, este ano apostaram na introdução de alguns ingredientes que o torna verdadeiramente especial e capaz de despertar os nossos sentidos. José Carlos garante não ter nenhum segredo a não ser o amor pelo que faz.
Maria do Rosário Maurício, proprietária da Padaria Fazendense, em Almeirim, assumiu-se satisfeita com este prémio (Melhor Bolo-Rei Escangalhado) tendo sido a primeira vez que o estabelecimento concorreu. Assegura que são muitos anos de trabalho e dedicação para chegar ao resultado deste Bolo Escangalhado.
Os adeptos das tranças de Natal vão ter de rumar a Leiria, à Pastelaria BrisaNorte. Abertos desde 1993 são já vários os prémios conquistados, desde o melhor gelado, ao melhor bolo-rainha, em 2018 e, agora, melhor trança de Natal. Asseguram que o mais importante é o respeito pelas receitas tradicionais, os ingredientes frescos e a paixão que a equipa deposita em cada fornada.
Aqui na zona de Coimbra ainda foi arrecadado um terceiro prémio de Melhor Bolo-Rei, pela Pousadinha – Doçaria Conventual, de Tentúgal. O Bolo Rei é um produto de excelência da pastelaria, a receita é a tradicional, mas sempre com matéria-prima de qualidade e o saber das pasteleiras.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM