COIMBRA,24 de Fevereiro de 2024

Bluepharma inaugura unidade industrial única em Portugal e uma das maiores da Europa

1 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Bluepharma inaugura unidade industrial única em Portugal e uma das maiores da Europa

A Bluepharma acaba de inaugurar uma unidade industrial de produção de formas sólidas orais potentes, nomeadamente na área da oncologia. O investimento ascende a 30 milhões de euros e resulta numa fábrica única em Portugal e uma das maiores da Europa, na produção de medicamentos genéricos com estas características. Esta nova unidade de Eiras, Coimbra, cria mais 100
postos de trabalho, a maior parte dos quais altamente qualificados.

A cerimónia de inauguração contou com as presenças do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e do Presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo. Estiveram também presentes diversas entidades nacionais e vários clientes internacionais da farmacêutica portuguesa. Este investimento em capacidade produtiva especializada traduz a estratégia de diferenciação da Bluepharma e o seu posicionamento único em Portugal e na Europa. Estamos perante um importante contributo para o desenvolvimento do país e da estratégia de reindustrialização da Europa. A nova unidade industrial, dotada da mais recente tecnologia, tem uma capacidade de produção anual de 300 milhões de unidades, em que mais de 90% é para exportação. A título de exemplo refira-se que o mercado nacional consome anualmente um total de 40 milhões deste tipo de cápsulas e comprimidos.

Esta unidade de produção materializa o projecto ONConcept®, que juntou a Bluepharma numa parceria com duas empresas alemãs de referência, na área farmacêutica – Helm e Welding. Potencial de poupança para o Estado Português é de 200 milhões de euros “Em Portugal, nos vários tratamentos oncológicos, consomem-se anualmente 40 milhões de unidades de soluções sólidas orais potentes, o que significa que com a utilização de medicamentos genéricos, como os que vão ser produzidos em Coimbra, o potencial de poupança para o Estado Português é de 80%, ou seja, 200 milhões de euros por ano” sublinha Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma. “Além das poupanças para o Estado estamos perante um novo salto qualitativo na melhoria do acesso aos cuidados de saúde a nível mundial”, refere Paulo Barradas Rebelo.

Uma unidade sustentável e orientada para o futuro

A criação desta nova unidade reforça também o compromisso da Bluepharma com a sustentabilidade e a descarbonização, graças à colocação de 478 painéis solares que vão funcionar como unidade de produção para autoconsumo e garantir cerca de 30% das necessidades energéticas do edifício. No total estamos perante uma redução de 69 toneladas/ano em emissões de CO 2 .

Sobre a Bluepharma

Ao longo dos seus 22 anos, a Bluepharma transformou uma unidade industrial que empregava 58 pessoas e que operava para o mercado nacional num grupo farmacêutico de 20 empresas e que emprega cerca de mais de 750 colaboradores. Actualmente, a Bluepharma tem delegações em 3 países (Angola, Moçambique e EUA) e exportou, em 2022, cerca de 88% da sua produção para mais de 40 países.

Mais sobre a Bluepharma:
https://www.bluepharmagroup.com/
https://www.onconceptpharma.com/

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM