Amanhã (terça-feira), pelas 21h00, o bispo Virgílio Antunes celebra a eucaristia da memória litúrgica de Nossa Senhora do Loreto, na vetusta Capela do Loreto, a norte da cidade de Coimbra.
Com efeito, no passado mês de Outubro, o Papa Francisco decretou que a celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria do Loreto fosse inscrita como “memória facultativa” no Calendário Romano Geral, a 10 de Dezembro.
“Esta celebração ajudará a todos, especialmente as famílias, os jovens e os religiosos, a imitar as virtudes da perfeita discípula do Evangelho, a Virgem Maria, que concebendo a Cabeça da Igreja acolheu também a nós consigo” explicava a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé.
Assim, acolhendo este convite do Papa, o bispo de Coimbra celebra, pela primeira vez, esta eucaristia da memória de Nossa Senhora do Loreto, na Capela com o mesmo nome, que data do século XVI.
Na ocasião, será exposto um painel com a reprodução fotográfica, devidamente autorizada, da imagem original da Virgem Maria daquela Capela, que, actualmente, encontra-se na exposição permanente do Museu Nacional de Machado de Castro.
No final da eucaristia terá lugar o anúncio da campanha para o restauro do altar-mor renascentista que preside àquele templo.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM