COIMBRA,24 de Maio de 2024

Bilhete ocasional dos SMTUC com aumento de 6,43% em 2024

13 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Bilhete ocasional dos SMTUC com aumento de 6,43% em 2024

O Executivo Municipal vai votar na reunião desta segunda-feira, dia 13, o aumento de 6,43% no valor dos bilhetes ocasionais dos SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra), na linha da Taxa de Actualização Tarifária (TAT) indicada em Outubro pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), segundo resolução do Conselho de Ministros. Este aumento não se aplica aos passes mensais, aos títulos sociais da 3.ª Idade (reformado, pensionista por incapacidade), sénior + (reformado, pensionista por incapacidade), Apoio Social +, Consigo +, que manterão o valor actualmente em vigor. Com esta actualização, os SMTUC pretendem fidelizar os seus utilizadores e aumentar o potencial da procura do transporte colectivos.

Os títulos sociais, estabelecidos para protecção dos utilizadores mais vulneráveis, não vão sofrer qualquer alteração, vigorando em 2024 com os valores que praticados desde o ano de 2019.

Quanto aos bilhetes ocasionais, vão subir 6,43%, tal como resolução do Conselho de Ministros.

Com esta actualização, os SMTUC pretendem fidelizar os seus utilizadores porque têm acesso a viagens ilimitadas por um preço fixo e ainda aumentar o potencial da procura do transporte colectivos “consideramos que face aos problemas económicos que os SMTUC enfrentam com o aumento do custo do combustível e da energia”, e de acordo com “a posição do Governo explanada na Resolução do Conselho de Ministros 74-A/2022, que apenas assume os encargos dos passes, entende-se que a aplicação da TAT aos bilhetes ocasionais, não deixa de ser um estímulo à compra dos passes em detrimento dos títulos individuais e, portanto, à fidelização dos utilizadores nos SMTUC”, defende-se na informação técnica que sustenta a proposta.

Em relação aos passes, o seu valor está dependente da previsão legal expressa na medida de “congelamento dos preços dos passes”, a que se refere o Relatório do Orçamento do Estado para 2024 que, no contexto actual, vai ser ainda aprovado, se não houver alteração de sentido de votos.

A taxa de actualização tarifária é calculada tendo em conta a taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor, excepto habitação, nos 12 meses que decorrem entre Outubro do 2022 e Setembro de 2023, ou zero quando esta taxa for negativa.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM