COIMBRA,21 de Janeiro de 2026

Associação Terras de Sicó participou na Feira Internacional de Cabo Verde

26 de Novembro 2025 Rádio Regional do Centro: Associação Terras de Sicó participou na Feira Internacional de Cabo Verde

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento esteve presente na cidade da Praia, ilha de Santiago, na Feira Internacional de Cabo Verde, no âmbito do projecto de cooperação transnacional  “Terras da Lusofonia”.

Na reunião de trabalho com o presidente da Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde, Fábio Vieira, foi realizado o seguinte:

Renovação do compromisso do protocolo com a Terras de Sicó e a Associação de Municípios das ilhas do Fogo (São Filipe, Sta. Catarina e Mosteiros) e Brava;

Desafio ao presidente da ANMCV para o agendamento de um 1.º Encontro de Municípios geminados (ANMCV + ANMP) com duas sessões, uma em Portugal e outra em Cabo Verde e identificar bolsa de Municípios disponível para alargar o movimento existente;

A pedido do presidente da ANMCV, a Terras de Sicó poderá pela sua experiência ajudar a organizar em CV a 1.ª Feira de produtos endógenos CV, envolvendo os seus 22 Municípios;

Ajudar a estabilizar em CV um sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos baseado na experiência dos Municípios portugueses;

Ajudar a processar em CV a desmaterialização da administração autárquica baseado na experiência dos Municípios portugueses;

Ajudar na componente Turismo de Natureza a implementar projetos de sinalética e valorização do património natural e construído dando como exemplo a nossa GR 26;

 

Inauguração oficial e visita à FIC

 

A Terras de Sicó participou na inauguração oficial e visita à FIC. Estabelecimento de contactos directos com o Instituto PROEMPRESA – unidade de atendimento e coordenação de todos os serviços de assistência técnica e financeira às micro, pequenas e médias empresas; contactos com as Câmaras de Comércio do Sotavento e Barlavento CV em reunião com o presidente Marcos Rodrigues; contacto directo e partilha de propostas da missão com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Reunião com o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública. Recepção no Ministério e apresentação do desafio de organização de uma missão empresarial da Terras de Sicó, envolvendo 2 a 3 empresas por Município, para participar na FIC’26 em São Vicente e articular reuniões prévias de trabalho com o Instituto PROEMPRESA, as Câmaras de Comércio do Sotavento e Barlavento CV e a Associação Nacional de Municípios CV para enquadrar os nossos empresários na oferta de investimento, nas suas condições de apoio económicas, fiscais e jurídicas.

 

Receção na Câmara de Santa Cruz

 

A Terras de Sicó foi recebida nos Paços do Município de Santa Cruz pelo presidente Carlos Alberto Gonçalves Silva, que visou fortalecer laços institucionais e aprofundar parcerias nas áreas do desenvolvimento local, cultura, formação e governança municipal, tendo como premissa o recente acordo de geminação celebrado com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O momento foi aproveitado para no quadro da Terras de Sicó terem sido discutidas oportunidades de cooperação estratégica, destacando o potencial de intercâmbio técnico, partilha de boas práticas e implementação de projetos conjuntos orientados para o crescimento económico sustentável e o fortalecimento institucional.

O presidente da Terras de Sicó, João Guerreiro, convidou o presidente Carlos Silva, na sua qualidade de presidente da Associação de Municípios da ilha de Santiago, a organizar uma comitiva com todos os  presidentes dos Municípios de Santiago a visitar o território da Terras de Sicó no âmbito de uma visita institucional integrada na programação da próxima EXPOSICÓ’26, a realizar em Alvaiázere.

Nessa programação deverá estar em cima da mesa uma proposta da Terras de Sicó no estabelecimento de assinatura de um protocolo com a Associação de Municípios da ilha de Santiago à imagem do que já tem com a Associação de Municípios das ilhas do Fogo (São Filipe, Sta. Catarina e Mosteiros) e Brava, no âmbito dos projetos LEADER da cooperação transnacional.

Também nesta receção, Paulo Simões, vice-presidente do Município de Condeixa-a-Nova, manifestou institucionalmente a vontade do seu Município de respeitar técnica e politicamente o recente acordo de geminação com o Município de Santa Cruz e alargar esse princípio a outras áreas de intervenção na comum vontade das partes.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM