COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra com obras de artistas em Sever do Vouga

14 de Fevereiro 2023 Rádio Regional do Centro: Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra com obras de artistas em Sever do Vouga

Oito artistas que desenvolvem a sua actividade criativa na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) participam numa exposição, em Sever do Vouga, que pode ser visitada de sábado a 4 de Março.

A Exposição Colectiva de Artes Plásticas APCC vai ser inaugurada no sábado, às 17h00, e reúne obras de pintura, ilustração e escultura concebidas por Eugénio Santos, Mário Carvalho, Sara Barros, António Castanheira, Valdemar Cordeiro, Ricardo Rebola, Nelson Pires e Paulo Loureiro.

“São quase 60 trabalhos que representam e reivindicam um lugar no universo das artes plásticas, na sua história e no seu papel no mundo”, informou a APCC, indicando que o público poderá apreciar a exposição, durante duas semanas, no Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro.

A associação de Coimbra salientou que “estes oito projectos artísticos, tal como os demais que são desenvolvidos pelos utentes da instituição, transportam uma mensagem comum: a afirmação de que a condição orgânica do indivíduo não o limita, antes contribui para a sua multidimensionalidade pessoal, social e artística”.

Com esta iniciativa, “a primeira em que artistas que se reúnem no Departamento de Artes Plásticas da APCC se apresentam em nome próprio”, a instituição pretende “mostrar que as obras por eles produzidas se afirmam pelo valor artístico e pela capacidade própria de provocar sensações em quem as observa, ao arrepio de conceitos como ‘arte inclusiva’, em si próprios geradores de exclusão”.

“A cada um dos seus autores corresponde uma identidade, motivo pelo qual os seus nomes são indispensáveis na comunicação e enquadramento do que estará exposto”, adiantou a APCC.

No Departamento de Artes Plásticas da APCC, “a arte é encarada com o grande propósito da expressão, de comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e na elevada responsabilidade da edificação de ideias político-sociais”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM