COIMBRA,4 de Março de 2024

Árvores de grande porte mudadas para relvado junto ao Estádio Cidade de Coimbra

6 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Árvores de grande porte mudadas para relvado junto ao Estádio Cidade de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra procedeu ao transplante de dois exemplares arbóreos da espécie Chamaecyparis lawsoniana, conhecida também como “falso cipreste”, durante todo o dia de sábado, segundo anunciou hoje a autarquia.

As duas árvores de grande porte, que estavam inicialmente localizadas no ilhéu junto à rotunda da Praça S. José e na Rua dos Combatentes, foram relocalizadas para o extenso relvado junto à rua Dom Manuel Primeiro, entre a Urbanização Brotero e o Estádio Cidade de Coimbra, numa operação de grande complexidade.

A operação, invulgar pela sua especificidade e por envolver meios muito pesados, realizou-se durante todo o sábado e as movimentações, que procuraram garantir todos os cuidados com as árvores, despertaram muita curiosidade entre os transeuntes.

“Esta foi uma operação extremamente sensível do ponto de vista técnico, uma vez que as espécies a transplantar, para além de serem exemplares de elevado porte têm também uma grande vulnerabilidade ao transplante, podendo existir o risco de insucesso na sobrevivência das mesmas”, de acordo com os serviços municipais.

“As primeiras semanas após o transplante serão críticas, dependendo da capacidade de adaptação das árvores ao novo local. Nesta fase, será fundamental garantir a rega frequente das duas árvores na sua nova localização”, acrescenta-se.

“Após as primeiras semanas continuarão a existir cuidados na monitorização das árvores, até se confirmar o seu pleno sucesso, o que será expectável acontecer nos próximos dois a três anos”, acrescenta o Município.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM