COIMBRA,28 de Setembro de 2021

Anadia repõe busto do pintor Fausto Sampaio

10 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Anadia repõe busto do pintor Fausto Sampaio

O Município de Anadia repôs, ontem (9), o busto do Pintor Fausto Sampaio na praça Visconde de Seabra, em frente ao Tribunal.

O busto original, inaugurado em 1993 por ocasião da comemoração do centenário do seu nascimento, foi furtado, em 2011, tendo agora sido substituído por um da autoria do escultor conimbricense Pedro Figueiredo.

O momento contou com a presença das duas filhas de Fausto Sampaio, Maria José Paulo Sampaio e Maria Teresa Paulo Sampaio da Costa Macedo; assim como da presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso; dos vereadores Lino Pintado e Ricardo Manão; do presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Fernando Fernandes; e do artista plástico Pedro Figueiredo.

“Esta intervenção contribui assim, à semelhança de outras já realizadas, para a preservação da memória dos nossos antepassados e para relembrar os seus contributos para a cultura local e nacional”, disse a autarquia de Anadia.

Fausto Sampaio nasceu em Alféloas, Anadia, a 4 de Abril de 1893, tendo falecido em 1956. A incapacidade auditiva, que o atingiu aos 22 meses de idade, dotou-o da capacidade para se exprimir através da pintura.

A Câmara Municipal de Anadia, através do Museu do Vinho Bairrada, está a trabalhar no sentido de preparar uma próxima exposição sobre a Vida e Obra do Pintor Fausto Sampaio.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM