COIMBRA,16 de Abril de 2024

Anadia investe 1 milhão de euros na modernização do comércio local

21 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Anadia investe 1 milhão de euros na modernização do comércio local

Na passada sexta-feira, 16 de Fevereiro, mais de sete dezenas de pessoas relacionadas com o comércio local marcaram presença na sessão de apresentação pública do projecto “Anadia Digit@ll”. O evento, realizado no Gabinete de Apoio ao Comércio Local, situado na Loja do Cidadão em Anadia, integrou-se no programa “Bairros Comerciais Digitais”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Presidida pela presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, a sessão contou com a participação de Cristina Pinto, em representação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, assim como de Catarina Paiva, do Turismo de Portugal, e representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, entre outras entidades parceiras.

O projecto, executado em colaboração com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, tem a duração de dois anos (2024/2025) e visa modernizar e impulsionar o comércio na cidade de Anadia, representando um investimento de cerca de 1 milhão de euros.

Além da apresentação do projecto “Anadia Digit@ll”, foi formalizada a assinatura do protocolo entre o Município de Anadia e o Turismo de Portugal no âmbito da “Formação + Próxima”. A ACIB também apresentou o projecto “Aceleradoras de Comércio Digital”, enquanto a autarquia divulgou o regulamento sobre os incentivos, benefícios fiscais e bolsas municipais.

De acordo com Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal, “hoje marca o início de uma nova era para o comércio local de Anadia”. O vice-presidente anunciou que, entre a candidatura dos Bairros Digitais e o orçamento municipal, estão disponíveis mais de um milhão de euros para apoiar o comércio local nos anos 2024 e 2025. “O objectivo é criar uma nova geração de comércio local, mais moderna, dinâmica, forte e atractiva”, acrescentou.

Jorge Sampaio destacou ainda os esforços recentes em colaboração com a ACIB e as Juntas de Freguesia para entender o tecido comercial local e planejar acções de apoio.

Durante o evento, Maria Teresa Cardoso sublinhou que “este é um desafio não apenas para o Município, mas também para todos os comerciantes”. A autarca expressou o desejo de que as medidas apresentadas possam ser estendidas a todo o território do concelho, impulsionando o comércio local e dinamizando a economia municipal.

O projecto “Anadia Digit@ll” abrange as principais ruas do núcleo urbano de Anadia e mais de 200 estabelecimentos, combinando intervenções no espaço público e capacitação digital. Entre as iniciativas previstas estão a reabilitação urbanística, instalação de sistemas de conectividade, marketplace, aplicação móvel, experiência e monitorização de consumo, gestão de tráfego, feira digital e soluções logísticas colectivas, entre outras acções destinadas a estimular o comércio local.

Fonte: Campeão das Províncias

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