COIMBRA,19 de Maio de 2024

Alvaiázere: Encontro intergeracional combate preconceito e descriminação

23 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Alvaiázere: Encontro intergeracional combate preconceito e descriminação

O Município de Alvaiázere juntou, na tarde do passado dia 17 de Abril, jovens e seniores do concelho num encontro intergeracional que pretendeu reduzir o preconceito e a descriminação para com pessoas idosas.

O projecto, que juntou os idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho e os jovens do Centro Ocupacional da Juventude (COJ), contribuiu para reforçar “sentimentos de respeito” dos mais jovens pelos mais velhos e, em simultâneo, “promover a perpetuação de tradições culturais antigas”, refere uma nota da autarquia.

Assim, a primeira fase do projecto incidiu sobre “questões da nossa cultura, como a tradição dos ‘Lenços dos Namorados’”, adianta a mesma nota, salientando que “cada jovem desenhou em tecido imagens relacionadas a esta tradição (corações, cartas, flores, pássaros, chaves, etc.)”. Estes tecidos foram ainda distribuídos pelas IPSS’s para que os idosos dessem continuidade ao projecto, onde os mesmos tiveram a oportunidade de pintar, fazer colagens ou bordar. No final do encontro intergeracional, os tecidos foram recolhidos com vista a criar de um painel que ficará exposto na Biblioteca Municipal.

No âmbito desta iniciativa, os jovens participaram igualmente em alguns jogos com os idosos, que permitem “desenvolver a capacidade de atenção, a agilidade e o tempo de reacção dos idosos, bem como a percepção de maior aceitação por parte dos jovens”. O projecto incluiu ainda “actividades com música e dança, como forma de intensificar a promoção, a interacção e a aproximação entre as diferentes gerações”.

Jornal Terras de Sicó

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM