O Município de Alvaiázere aderiu, terça-feira (29), ao Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, desenvolvido pela Associação Dignitude, cujo principal objectivo é garantir o acesso aos medicamentos prescritos por receita médica por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica.
Para a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, “este é um momento muito importante”, na medida é que a adesão a este programa, formalizada com a assinatura de um protocolo, “trará com toda a certeza benefícios para a nossa população, em especial para os mais carenciados”.
Afinal, “este projecto permitirá facilitar ou agilizar a atribuição de um apoio para a aquisição de medicamentos”, permitindo “dar uma resposta à nossa população que de outra forma não conseguiríamos”.
Com a adesão de Alvaiázere à Rede Solidária do Medicamento, a Associação Dignitude aumenta para 145 o número de protocolos e para 136 o número de concelhos com os quais estabeleceu parceria. Mesmo assim, “ainda temos um caminho longo para percorrer”, referiu Maria João Toscano, directora executiva da Associação Dignitude, salientando que “temos a ambição de estender o programa a nível nacional, pois trata-se de uma necessidade transversal a todo o país”. Para isso, é necessário apostar num “trabalho conjunto com parceiros locais”, afirmou, frisando que “não queremos ser mais uma instituição para se sobrepor a outras que já existem no terreno, queremos é trabalhar com aqueles que conhecem a realidade, permitindo-nos chegar àqueles que realmente necessitam”.
Neste sentido, a vereadora com o pelouro da Acção Social, Sílvia Lopes, garantiu que “vamos fazer o melhor trabalho possível na identificação das pessoas que realmente necessitam no nosso concelho, para que este apoio seja atribuído de forma justa”.
De referir que a adesão do Município de Alvaiázere à Rede Solidária do Medicamento implicará “o empenho de recursos humanos para a operacionalização deste projecto, bem como a prestação de um valor de 100 euros por cada beneficiário”, realça a autarquia, que desta forma “reforça o leque de medidas de âmbito social, de apoio à população desfavorecida e em situação de vulnerabilidade social”.
Jornal Terras de Sicó
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM