COIMBRA,13 de Abril de 2024

Al-Baiaz promove percurso pedestre por “terras de Sant’iago da Guarda”

5 de Julho 2018 Rádio Regional do Centro: Al-Baiaz promove percurso pedestre por “terras de Sant’iago da Guarda”

A Al-Baiaz vai promover um percurso pedestre em Santiago da Guarda, no próximo dia 22 de Julho, que irá percorrer “um pequeno troço do antigo Caminho de Santiago”, permitindo “conhecer a história desta freguesia” e “mostrar a importância do lugar da Granja ao longo dos séculos”.

“É ainda tradição viva para a comunidade de Santiago da Guarda a romaria da Igreja Matriz (em honra do padroeiro) à Capela da Granja (em honra de Nossa Senhora da Orada) no dia de quinta-feira de Ascensão”, refere uma nota da Al-Baiaz.

Assim, “entrelaçando o património material ao imaterial, a Al-Baiaz pretende dar a conhecer essas tradições e os sucessivos legados que enriquecem a nossa história e a nossa cultura através de visitas guiadas aos centros históricos da Granja (Ruínas do Paço dos Jesuítas, Casa Museu dos Fósseis de Sicó com exposição etnográfica “Encontro de Memórias” e Capela em honra de Nossa Senhora da Orada) e de Santiago da Guarda (Igreja Matriz e Complexo , Monumental), passando pelos tradicionais moinhos de vento em madeira do Outeiro, apreciando a vista sobre a Várzea”.

A data escolhida permite inserir esta actividade na Festa da Amizade e celebrar o dia de São Tiago, contando a Al-Baiaz com o apoio do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda.

De referir que a hora de partida está prevista para as 9h30 e o ponto de encontro será no Complexo Monumental de Santiago da Guarda. No final do percurso pedestre, que terá a extensão de aproximadamente 10 quilómetros, os participantes poderão participar na Festa da Amizade e visitar a Feira de Artesanato.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM