O programa “Selecção Gastronomia e Vinhos Coimbra” terminou, ontem (08), no Convento de São Francisco, com a entrega dos diplomas aos 80 restaurantes vencedores da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
A iniciativa da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), da Turismo do Centro de Portugal e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, com a coorganização da Câmara Municipal de Coimbra, pretende “afirmar o património gastronómico português como produto turístico, convertendo-o num elemento diferenciador e transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo para as empresas e para a região”.
No total foram distinguidos restaurantes de 17 dos 19 concelhos que pertencem à CIM – RC, através de critérios como a qualidade do serviço e do desempenho, nos domínios gastronómico, técnico e de serviço.
Os vencedores receberam, além do diploma, uma placa de divulgação que podem, agora, colocar no exterior do estabelecimento, uma forma de poder atrair clientes.
“Este programa é um instrumento promocional muito importante para os restaurantes, porque certifica a alta qualidade da sua oferta, atraindo mais visitantes, e incentiva outros restaurantes a elevar a fasquia do que oferecem”, explicou Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, sublinhando que “a região Centro, importante destino turístico de âmbito nacional, sempre se caracterizou pela excelência dos seus estabelecimentos, verdadeiros embaixadores da nossa gastronomia”.
Para a AHRESP, “este programa representa mais um reconhecimento dessa excelência”.
De acordo com Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, no programa participaram 141 restaurantes, embora só 80 tivessem concluído o processo com sucesso.
“Coimbra obteve a mais alta taxa de sucesso do programa com 70 por cento dos restaurantes certificados”, disse o dirigente, anunciando a intenção de alargar o programa às comunidades intermunicipais de Aveiro, Beira Baixa e Leiria. O objectivo é qualificar nas três comunidades mais “250 restaurantes”, declarou.
Já a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, frisou que, desde 2015, o turismo da região Centro, em particular no número de hóspedes, cresceu 50 por cento em termos de procura e em proveitos aumentou 63 por cento. Em Portugal, declarou a governante as receitas do sector aumentaram 45 por cento nos últimos três anos, estando a conseguir-se chegar a novos mercados.
A capacitação de todos os agentes envolvidos na oferta gastronómica e cultural dos concelhos da CIM RC é um dos principais focos do processo da Região Europeia de Gastronomia 2021, que vai decorrer naquela região sob o lema “A Million Food Stories – Um milhão de histórias gastronómicas”.
Na cerimónia de entrega dos diplomas e placas, marcaram, ainda, presença o presidente e vice-presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves e Jorge Loureiro, respectivamente; o presidente da Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado; o vice-presidente da CIM-RC, José Brito; e os Presidentes das 19 câmaras municipais envolvidas e o director da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Paulo Vaz.
Restaurantes premiados
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM