COIMBRA,24 de Abril de 2024

Águas do Centro Litoral teve resultado líquido de 4,6 milhões de euros

28 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Águas do Centro Litoral teve resultado líquido de 4,6 milhões de euros

A Águas do Centro Litoral (AdCL) alcançou, em 2023, um resultado líquido cifrado em cerca de 4,6 milhões de euros, tendo sido deliberado distribuir dividendos aos accionistas, na ordem dos 1,5 milhões de euros.

A Assembleia-Geral da AdCL – Águas do Centro Litoral realizou-se quarta-feira “num clima de elevada expectativa na concretização de investimentos e de melhoria de desempenho, onde os accionistas da empresa aprovaram por unanimidade as contas relativas ao exercício de 2023”, refere a empresa

Num ano marcado pela instabilidade geopolítica, consequências inflacionárias, e pressão das condições sociais, o Conselho de Administração da AdCL congratula-se pelos cerca de 25 milhões de euros de investimento na construção e requalificação de activos, um valor nunca registado ao longo da Concessão. Em destaque estão a construção da ETAR de Cantanhede/ Cochadas; a reformulação da ETA do Paúl (Leiria); a requalificação da ETA da Ribeira de Alge (Ansião) e do arejamento da ETAR de Ílhavo, quatro empreitadas que entrarão em funcionamento neste 1.º semestre de 2024.

Relativamente às contas do exercício de 2023, verifica-se que os principais indicadores financeiros da empresa registaram melhorias, com o volume de negócios a crescer para 54,1 milhões de euros (face aos 52,3 milhões de euros alcançados em 2022), os resultados operacionais a aumentarem para 10,3 milhões de euros (face a 8,5 milhões de euros) e o controlo do endividamento, com um crescimento residual de 0,47%.

No que respeita à actividade ao longo do ano de 2023, destaca-se o fornecimento de água de 30,5 milhões de metros cúbicos e o tratamento de 69,71 milhões de metros cúbicos de águas residuais. Importa, ainda, evidenciar, em saneamento, a redução do número de instalações em incumprimento ambiental, reafirmando o posicionamento da Águas do Centro Litoral no “Lado certo da História”, que “embora, muitas vezes, invisível (aos olhos da população) desempenha um serviço essencial, como defensora do ambiente, da saúde pública e da valorização dos recursos hídricos”, refere a empresa.

A Águas do Centro Litoral, S.A. (AdCL) é a entidade gestora responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal, integrando 30 municípios e uma população servida de 72.788 mil de habitantes, numa área territorial correspondente a 6% do território continental português.

A concessão do sistema foi-lhe atribuída, pelo Estado português, por um período de 30 anos, e tem por objectivo garantir a qualidade, a continuidade, a acessibilidade e a eficiência dos serviços públicos de águas, no sentido da promoção da saúde pública, do bem-estar das populações e da protecção do ambiente.

A AdCL gere quatro Estações de Tratamento de Água (ETA) e sete outras instalações de tratamento de Água, 197 estações elevatórias de abastecimento de água e saneamento e 60 reservatórios, 67 Estações de Tratamento de Águas Residuais e 1.227 km de condutas de água e emissários de saneamento.

Trata-se de uma empresa participada pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. e pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM