COIMBRA,16 de Abril de 2024

Agrária de Coimbra promove 5.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”

22 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Agrária de Coimbra promove 5.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) leva a cabo, no próximo dia 27 de Janeiro, das 14h00 às 17h00, presencialmente (Auditório H1) e com transmissão via Youtube Invasoras.pt, a 5.ª edição do Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”.

As espécies invasoras representam uma das principais ameaças à biodiversidade, da qual dependemos. No entanto, este problema continua a ser desconhecido para muitos cidadãos. Na recente COP15, uma das 23 Metas estabelecidas para 2030 foca-se em diminuir os problemas causados por estas espécies (Meta 6), sublinhando a importância de prevenir a introdução de espécies exóticas invasoras prioritárias, e reduzir a introdução e estabelecimento de outras espécies exóticas invasoras e erradicar ou controlar as espécies exóticas invasoras em ilhas e outros locais prioritários. Em Portugal o desafio é gigantesco, com muitas espécies invasoras a causar problemas graves em termos ambientais, económicos e até de saúde pública. Ainda assim, há já muitos projectos e iniciativas que contribuem para minimizar o problema, em muitos ambientes e contextos distintos, alguns dos quais vão ser abordados no 5.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”.

Para este seminário, promovido no âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras do Mestrado em Recursos Florestais, estão convidados sete oradores, especialistas nas temáticas em abordagem: “Vespa velutina! Que mais desafios nos traz esta espécie invasora?”, “Xylella fastidiosa! Invasora minúscula, desafio gigantesco!”, “Plantas invasoras na Ascendi – metodologias e controlo”, “O papel do SEPNA na temática das espécies invasoras”, “Controlo de háquea-picante em montado de sobro”, “Gestão de espécies invasoras aquáticas – desafio no território do Cávado” e “Espécies invasoras marinhas – o que se sabe e que está a ser feito”.

O seminário conta ainda com a abertura do coordenador do Mestrado em Recursos Florestais, David Rodrigues e o encerramento da professora responsável pela Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras, Hélia Marchante.

Os interessados em participar devem inscrever-se em http://tiny.cc/GestaoInv, até 25 de Janeiro. Para mais informações devem contactar para o e-mail hmarchante@esac.pt.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM