COIMBRA,19 de Abril de 2024

AD ELO produziu mais energia eléctrica renovável do que a que consumiu

12 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: AD ELO produziu mais energia eléctrica renovável do que a que consumiu

A Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO) irá apresentar aos seus parceiros, no dia 13 de Dezembro, o resultado do estudo efectuado sobre a “transição energética que tem vindo a desenvolver desde 2009”. A primeira conclusão que pode ser registada é que “em nove anos consecutivos (2013- 2021) a AD ELO produziu mais energia eléctrica renovável do que a que consumiu, atingindo um saldo positivo nas emissões de CO2”.

A AD ELO tem vindo a produzir energia renovável a partir de sistemas fotovoltaicos instalados nos seus edifícios. De forma consecutiva, nos últimos 9 anos, tem registado um saldo eléctrico positivo entre o que produz e o que consome, contribuindo assim de forma significativa para a redução das emissões CO2, ultrapassando largamente os objectivos de neutralidade carbónica estabelecidos pelas instituições mundiais. A instalação dos sistemas fotovoltaicos permitiu produzir, de forma 100% renovável, mais de 350 MW de energia eléctrica, registando-se uma redução de mais de 150 toneladas de emissão de CO2, atingindo-se assim o princípio da neutralidade carbónica alguns anos antes das metas estabelecidas para a Europa.

A produção de energia eléctrica de fonte renovável é hoje um dos vectores fundamentais para a redução do consumo de recursos fósseis e para a transição energética que se espera realizar na próxima década, sendo fundamental a participação de todos, particulares, empresas, associações, entidades públicas.

Adicionalmente à produção de energia renovável a AD ELO tem vindo a investir na mobilidade 100% eléctrica, reduzindo a pegada ecológica associada ao desenvolvimento da sua actividade. Desde 2018 foram realizados mais de 125.000 km em viaturas 100% eléctricas permitindo uma redução significativa das emissões de CO2. Sendo o carregamento das viaturas eléctricas efectuado com a electricidade renovável, que a AD ELO produz, esta acção está no caminho do conceito de “mobilidade custo 0” e “0 emissões de CO2”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM