COIMBRA,20 de Junho de 2026

CHUC com novo equipamento de limpeza e desinfecção de sondas transesofágicas

18 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: CHUC com novo equipamento de limpeza e desinfecção de sondas transesofágicas

Desde o passado dia 9 de Outubro, o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) está a utilizar o primeiro equipamento instalado num Serviço de Cardiologia em Portugal.

O novo sistema serve para limpeza e desinfecção das sondas transesofágicas, uma metodologia automatizada e mecanizada, necessária para a realização de um ecocardiograma transesofágico.

O equipamento tem protecção electrónica das sondas, impressão de certificado de limpeza e respectivo prazo de validade, de forma a possibilitar uma melhoria substancial da qualidade e segurança de um ecocardiograma realizado num utente.

A ecocardiogragia é um meio complementar de diagnóstico em cardiologia, em que é utilizada uma sonda de ecografia colocada no esófago e no estômago, para que seja possível obter imagens de melhor qualidade do coração, e em particular, das válvulas cardíacas e dos fluxos de sangue através das mesmas. Essas imagens são, actualmente, obtidas de forma rotineira numa perspectiva bi e tridimensional.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM