COIMBRA,6 de Maio de 2026

Câmara de Penacova cancela Festival devido à escassez de lampreia

24 de Fevereiro 2022 Rádio Regional do Centro: Câmara de Penacova cancela Festival devido à escassez de lampreia

A Câmara Municipal de Penacova decidiu cancelar o Festival da Lampreia, agendado para o fim-de-semana, face à escassez daquele peixe no mercado, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

“Depois de ouvir os restaurantes, o Município de Penacova decidiu cancelar o Festival da Lampreia agendado para o próximo fim-de-semana. Nos últimos dias, a escassez de lampreia no mercado agudizou-se e os fornecedores não conseguem abastecer os restaurantes” – refere a Câmara,

A autarquia realça que “foi sensível ao argumento dos empresários da restauração que temiam não poder responder à elevada procura”.

Segundo a Câmara, “a seca prolongada levou a uma redução de caudais dos rios e a uma consequente ausência de lampreia”.

“Na programação prevista para o fim-de-semana mantém-se a abertura do posto de turismo da EN2 [Estrada Nacional 2] e a caminhada ‘Trilhos do Mondego’, prevista para domingo”, acrescenta.

A Câmara de Penacova explica, ainda. que, caso as circunstâncias se alterem o Município, “equaciona reagendar o evento”.

A meados de Fevereiro já os restaurantes de Penacova queixavam-se da escassez de lampreia no rio Mondego, que levou a uma subida a pique dos preços praticados.

Por outro lado, Pedro Raposo, coordenador do projecto ANADROMOS, que monitoriza a passagem de peixes pelo Açude-Ponte de Coimbra, notou que “está a passar muito pouca lampreia” e considerou que se está perante “uma situação muito dramática”, não apenas no Mondego, mas também noutros, como o Lima, no Norte do país.

“O efeito que temos aqui é a falta de água”, explicou na altura à Lusa o investigador, salientando que a seca leva à redução dos caudais do rio e a uma consequente ausência de lampreia.

“O futuro não é promissor, estando esta espécie em Portugal no limite da sua distribuição e o aumento da frequência de anos secos vai necessariamente contrair aquilo que são os seus efectivos populacionais”, sublinhou.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM