COIMBRA,12 de Abril de 2024

Xpertfy é a nova incubada do Instituto Pedro Nunes

12 de Julho 2023 Rádio Regional do Centro: Xpertfy é a nova incubada do Instituto Pedro Nunes

O Instituto Pedro Nunes (IPN) tem uma nova empresa incubada, a Xpertfy. Trata-se de uma empresa que opera uma tecnologia avançada, projectada para potencializar instituições financeiras a tomarem decisões de investimento mais informadas e precisas.

No cenário actual, marcado por fraudes corporativas como as de FTX, Theranos e WireCard, a Xpertfy baseia a sua tecnologia na análise de extensos volumes de texto, detectando padrões e variações na linguagem que podem indicar possíveis fraudes ou problemas financeiros e/ou empresariais das organizações.

A Xpertfy utiliza técnicas de Inteligência Artificial (IA) para o processamento de linguagem natural incluindo, análise de sentimento, modelagem de tópicos e análise de texto. Esta abordagem permite identificar mudanças ao longo do tempo em tópicos principais e sentimentos associados, explorando padrões subtis na linguagem natural. As análises efectuadas actuam como indicadores preliminares das possíveis tendências que poderão influenciar o futuro desempenho financeiro e operacional das empresas.

Felipe Moret Nesi, co-fundador & CEO da Xpertfy e antigo Founding Partner da SaltPay Co., explica que a empresa está a conduzir “um projecto de investigação inovador, utilizando técnicas de IA, para analisar dados não estruturados na língua portuguesa de diversas fontes primárias de informação, e criar modelos de aprendizagem profunda multimodais capazes de processar grandes volumes de dados, visando aprimorar a tomada de decisões em instituições que operam em português”.

O co-fundador acrescenta que já tem “uma plataforma existente a ser vendida e a gerar receita para a empresa. Esta base sólida de aprendizagens e resultados positivos no uso de tecnologias de inteligência artificial em projetos semelhantes de análise de sentimentos e modelagem de tópicos, vai-nos permitir utilizar esses resultados como ponto de partida para inovar em português, o que exige um entendimento profundo das nuances e particularidades da língua”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM