COIMBRA,20 de Outubro de 2021

X Encontro Mais Contigo conta com estreia de documentário e apresentação de livro

28 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: X Encontro Mais Contigo conta com estreia de documentário e apresentação de livro

Começa amanhã (29) a décima edição do Encontro Mais Contigo. A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra informa em comunicado de imprensa que, “além da divulgação dos resultados das intervenções, no último ano lectivo, do programa homónimo de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar, conta, entre outras matérias de interesse, com a estreia mundial do documentário Play, sem pausas, inspirado no espectáculo de dança com o mesmo nome, dos coreógrafos brasileiros Cedrick Willian da Silva e Karyne Bittencourt”.

O filme, a exibir amanhã (10h30) enquanto motivo para o debate sobre a temática “suicídio e a adolescência”, retrata toda a trajectória do espectáculo de dança contemporânea Play, sem pausas, que representa o mundo juvenil com seus conflitos existenciais e familiares, descobertas, amizades e comportamentos comuns.

O documentário, que tem a participação do autor, Cedrick Willian da Silva, e de adolescentes dançarinos que participaram no espectáculo, insere-se numa colaboração com o Mais Contigo Brasil, “descendente” do programa Mais Contigo que é dinamizado em Portugal pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, contando com múltiplos parceiros de norte a sul do país e nos territórios insulares.

O X Encontro Mais Contigo, que se realiza amanhã (dia 29 de setembro), a partir das 10h00 – hora da conferência “Mais Contigo em tempos de pandemia: Resultados 2020/2021”, a proferir pela enfermeira Rosa Simões –, conta, ainda, com a apresentação de manual Mais Contigo 2021 (cerca das 11h30, logo após a sessão de abertura) e com a conferência “Risco crónico de suicídio: abordagem da família”, às 11h45, pelo professor da UNICAMP (Universidade de Campinas, Brasil), Neury Botega.

Presença do diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Miguel Xavier

No período da tarde (14h00), tempo para adolescentes da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra apresentarem um vídeo que realizaram (sobre expressão de emoções através do corpo), seguido de debate com os convidados Karine Zago (Universidade Federal de Uberlândia), Cédric Silva (Centro de Danças Talentos) e Diana Sábio (Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra), bem como com estudantes de Portugal e do Brasil.

Pelas 15h30, haverá mais um momento de partilha de testemunhos relacionados com as atividades do programa Mais Contigo, desta feita com as intervenções de Ana Lavaredas (Unidade de Cuidados na Comunidade Oriente), Maria João (UCC Rîbat-Aljezur) e de Clara Pinto de Sá (Escola Eugénio de Castro, Coimbra).

O programa Mais Contigo, que trabalha aspectos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência, “é reconhecido como uma boa prática por parte do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), que, por isso, o apoia financeiramente”.

A sessão de abertura do X Encontro Mais Contigo está agendada para as 11h15, com as presenças do director do PNSM, Miguel Xavier, da enfermeira diretora de Enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Áurea Andrade, da presidente da ARS do Centro, Rosa Reis Marques, da Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, e do coordenador do Mais Contigo, José Carlos Santos. Este décimo encontro, a encerrar pelas 16h30, funcionará, à semelhança da edição anterior, em formato de webinar (https://zoom.us/j/91624633550?pwd=TFNVOC9LZlBzSE1iS2dsazNMeDlBQT09).

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM