COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Visitas e concertos nos 275 anos do lançamento da 1.ª pedra do Seminário Maior

14 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Visitas e concertos nos 275 anos do lançamento da 1.ª pedra do Seminário Maior

Visitas, concertos, piquenique e eucaristia fazem parte de um programa de três dias que assinala, em Julho, o 275.ºaniversário do lançamento da primeira pedra do Seminário Maior de Coimbra.

De acordo com o reitor do Seminário Maior de Coimbra, Nuno Santos, o programa para os dias 14, 15 e 16 de Julho espelha a “força das parcerias”.

“Com as parcerias foi possível enriquecer e diversificar um programa que é diferente e especial”, sustentou.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do programa para o 275.º aniversário do lançamento da primeira pedra do Seminário Maior de Coimbra, que decorreu ao final da manhã de hoje, Nuno Santos anunciou que estão previstas várias visitas ao espaço, com destaque para as visitas nocturnas, que irão ocorrer pela primeira vez.

As visitas nocturnas à Biblioteca Velha do Seminário estão agendadas para as 21:30 do dia 14 de Julho e serão orientadas pelo professor Augusto Bernardes.

“É necessário realizar inscrição, tendo um custo simbólico de cinco euros. Vai ter um momento com algumas surpresas e quem gosta de livros e de surpresa de biblioteca não pode perder”, realçou.

O valor cobrado nestas visitas nocturnas servirá para ajudar a fazer face às obras de requalificação de que o Seminário Maior de Coimbra tem sido alvo, tal como o valor angariado no concerto pago e no jantar.

“O programa inclui dois concertos gratuitos e outro pago, para colaborar com as despesas das obras”, acrescentou.

Para o dia 15 de Julho estão marcados dois espectáculos musicais gratuitos, decorrendo durante a tarde o concerto de órgão de tubos na Igreja do Seminário, da responsabilidade do Coro Carlos Seixas, e à noite o concerto de Filipe Furtado, no Salão São Tomás, numa organização da Blue House.

Ainda no dia 15, para além de visitas habituais ao longo de todo o dia, a meio da manhã terá lugar uma visita especial e gratuita, que dará a conhecer três figuras: Póvoa dos Reis, Padre Américo Aguiar e Nunes Pereira.

Para a manhã do 16 de Julho está agendada uma Missa no Jardim, seguida de um almoço piquenique.

“Vai ser um piquenique à antiga, com as pessoas, as famílias, a trazerem alimentos e a partilharem”, referiu o reitor do Seminário Maior de Coimbra.

Ao final da tarde terá lugar um concerto solidário, com a actuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, no Salão São Tomás, seguindo-se um jantar. Estas duas iniciativas terão um custo de 20 e 15 euros, respectivamente.

“Quem vier de fora e quiser também pode ficar alojado no Seminário, que conta com 19 quartos e 40 camas. Já temos uma família inscrita”, concluiu.

O programa para o 275.ºaniversário do lançamento da primeira pedra do Seminário Maior de Coimbra conta com a parceria do Coro Carlos Seixas, Blue House, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e Vicentinos de Ceira.

O Seminário Maior de Coimbra é constituído por três edifícios, de épocas diferentes, tendo sido classificado como monumento nacional em 2021.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM