COIMBRA,24 de Maio de 2024

Vinhos de Sicó promovem-se em mais uma edição da Vinália em Podentes, Penela

21 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Vinhos de Sicó promovem-se em mais uma edição da Vinália em Podentes, Penela

A XIII edição da Vinália, organizada pela Junta de Freguesia de Podentes, concelho de Penela, promove, mais uma vez, no próximo fim-de-semana, os vinhos Terras de Sicó, produzidos em seis concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria.

“O objectivo é promover vinhos característicos deste território, apostando na sua qualidade”, disse a presidente da Junta de Freguesia de Podentes, no distrito de Coimbra, Anabela Santos.

À semelhança de anos anteriores, o certame organiza o sexto concurso de vinhos do produtor, com cerca de uma dúzia de concorrentes, em que o primeiro prémio é a oferta de todo o processo de certificação, que é suportado por aquela autarquia.

No âmbito da Vinália, já foi possível certificar cerca de meia dúzia de vinhos Terras de Sicó até ao momento.

O evento engloba também a realização das jornadas de vitivinicultura, que vão decorrer no domingo de manhã, sobre “a sustentabilidade na adega”, com uma componente prática numa das adegas daquela aldeia e a vertente teórica no Centro da Cultura e do Vinho das Terras de Sicó.

No sábado à tarde, o certame contempla um ‘sunset’ (pôr-do-sol), na sede da Associação Vinisicó, com degustação de uma dezena de vinhos certificados e animação musical.

O território Terras de Sicó abrange os distritos de Coimbra e Leiria, englobando a totalidade da área dos municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure em torno do maciço da Serra de Sicó, num total de cerca de 1.500 quilómetros quadrados (km2).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM