O Grupo Vila Galé vai entregar, ainda em Março, o projecto de especialidades do hotel de quatro estrelas em Penacova à Câmara Municipal, para aprovação. O investimento previsto ronda os 14 milhões de euros.
De acordo com o administrador do grupo, Gonçalo Rebelo de Almeida, o projecto de arquitectura já havia sido apresentado e deferido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e pela autarquia. “Confirmamos que o projecto de especialidades será entregue este mês para aprovação. Após deferimento, aguardaremos apenas pela emissão das taxas para obter a licença de obra e iniciar os trabalhos”, explicou.
A previsão é que a construção se prolongue por cerca de um ano e meio, após a aprovação definitiva do projecto de especialidades.
O projecto assenta na reconversão urbanística do antigo Preventório, um edifício em estado de degradação avançada, que será reabilitado e integrado no novo hotel. “A preservação deste património é uma grande mais-valia, tanto pela sua importância histórica como pelo valor simbólico que trará ao empreendimento”, sublinhou Rebelo de Almeida, acrescentando que a Capela de Nossa Senhora da Guia também será recuperada e integrada no projecto.
A aquisição do antigo hospital, encerrado desde 2010, foi anunciada em Fevereiro de 2024, tendo sido destacada pelo presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, como um passo decisivo para aumentar a capacidade de alojamento no concelho. “Este investimento privado é o maior dos últimos anos em Penacova e terá um impacto económico significativo, criando novos empregos e dinamizando o centro histórico”, afirmou o autarca.
Actualmente, o Grupo Vila Galé possui 46 unidades hoteleiras, das quais 33 em Portugal, 11 no Brasil, uma em Espanha e uma em Cuba, mantendo o interesse na expansão para novos mercados internacionais.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM