COIMBRA,18 de Julho de 2024

“Verão com Prevenção” arranca a 10 de Julho na região Centro

3 de Julho 2024 Rádio Regional do Centro: “Verão com Prevenção” arranca a 10 de Julho na região Centro

O “Verão com Prevenção”, na região Centro, tem início a 10 de Julho, na Praia da Vieira (Marinha Grande).

Com o objectivo de sensibilizar, em particular os mais novos, para os cuidados a ter na exposição ao sol, bem como promover hábitos saudáveis neste âmbito, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) inicia o périplo pelos locais da região Centro – praias fluviais e oceânicas e zonas urbanas de cidades – na próxima quarta-feira (10/Julho), na Praia da Vieira (Marinha Grande).

O “Verão com Prevenção” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro – que conta com o apoio dos voluntários da Instituição, em colaboração com os municípios e capitanias marítimas – que se destina ao público em geral, interessado em saber mais sobre a exposição solar segura, mas, particularmente, às crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade. As actividades que irão realizar-se são de caráter lúdico e pedagógico e têm por base temas como as cinco regras de ouro da exposição solar segura e os sinais de alerta para o cancro da pele. Haverá, ainda, lugar à distribuição gratuita de materiais informativos e de sensibilização.

Na região Centro, a campanha “Verão com Prevenção” decorre, assim, ao longo do mês de Julho, na maioria dos casos com o apoio de uma unidade móvel (Airstream), nos seguintes locais:

Dia 10 – Praia da Vieira (Marinha Grande)

Dia 14 – Praia Fluvial dos Olhos da Fervença (Cantanhede)

Dia 17 – Praia de São Pedro de Moel (Marinha Grande)

Dia 19 – Largo do Cardal – Jardim Dr. Paiva (Pombal)

Dia 20 – Praça Luís de Albuquerque (Figueira da Foz)

Dia 26 – Praia de Quiaios (Figueira da Foz)

Dia 26 – Praia de São Pedro de Maceda (Ovar)

Dias 27 e 28 – Praia da Barra (Ílhavo)

Dias 27 e 28 – Praia Fluvial do Poço de Corga (Castanheira de Pera)

O cancro da pele pode ser detectado precocemente e o principal factor de risco é a exposição aos raios ultravioleta, para os quais existem factores de proteção. Este é o cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele predominantemente clara e a sua ocorrência tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas. As estatísticas indicam que, por ano, surgem em Portugal cerca de 15.000 novos casos de cancro da pele, 1500 dos quais são melanomas.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM