COIMBRA, 22 de Julho de 2019

Velhustro: Morreu o “pai” da Feira das Velharias de Coimbra

14 de Junho 2019

Carlos Manuel Dias, conhecido pelo nome da sua loja – Velhustro, faleceu, aos 95 anos, e fica na memória por ter fundado a “Feira dos Trastes”, em 1991, na “Baixa” de Coimbra, precursora da actual Feira das Velharias.

O falecido encontra-se no Centro Funerário Nossa Senhora de Lurdes, onde, hoje, pelas 15h00, é celebrada a missa de corpo presente, finda a qual seguirá para o Complexo Funerário Municipal de Coimbra (Taveiro).

A “Feira dos Trastes”, na praça do Comércio, foi organizada pelo “Velhustro”, com o apoio da Escola de Silva Gaio e o Departamento da Cultura da Câmara de Coimbra. Mais tarde passou a realizar-se como Feira das Velharias, no último sábado de cada mês, sempre no mesmo local, até Junho do ano passado, quando foi transferida, pelo Município, para o Terreiro da Erva.

Ainda era funcionário de produção do serviço externo da antiga Emissora Nacional, do serviço de fiscalização de rádio e televisão, quando, nos primeiros dias de Junho de 1971, abriu a sua loja no largo do Romal, até chegar a decanos dos comerciantes a “Baixa” de Coimbra.

Manuel Bontempo, no “O Despertar”, em 23 de Janeiro de 1991, escrevia assim: “(…) nesta nossa cidade Monsieur Velhustro tem a expressão da procura e da oferta numa quase idealização artística de pendor filosófico. (…) Em Monsieur Velhustro há uma deontologia quase obsessiva e não a concepção apressada do mero formalismo e preocupar-se com a alma dos objetos, como seres vivos, na mundidade e na temporalidade, como fosse poeta, filósofo ou, simplesmente, artista”.

Foto: Blogue Questões Nacionais, de Luís Fernandes

Jornal Campeão das Províncias

 


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com